sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Autoridades visitam 44ª edição da Expointer

Entre os visitantes estão Deputados, Senadores e o Vice-Presidente da República
Diretor-presidente do Grupo Aplateia, Antonio Badra, entregou ao vice-presidente Hamilton Mourão uma caixa de espumantes Santa Colina produzidos em Sant'Ana do Livramento (Foto Matias Moura/AP)

Ao longo desta semana, muitas autoridades visitaram o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde acontece a 44ª edição da Expointer. Uma delas foi o vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB) que almoçou com o diretor-presidente do Grupo A Plateia, Antonio Badra. Na oportunidade, Antonio levou demandas de Sant’Ana do Livramento e região, bem como, presenteou Mourão com um espumante da Santa Colina.

Entre outras autoridades, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB), esteve visitando, na manhã na segunda-feira, a casa do Grupo A Plateia, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Gabriel informou que o parlamento gaúcho está colaborando de todas as formas para que a Expointer aconteça através do modelo híbrido, inclusive com disponibilização de recursos. “A Assembleia está patrocinando com R$ 150.000,00, dinheiro que os deputados economizaram durante este primeiro semestre”, disse.

Secretária de Agricultura, Silvana Covatti. Fot Matias Moura/AP

Acompanhando o presidente da Assembleia, estava o procurador-geral de justiça e chefe do Ministério Público, Marcelo Dorneles que comentou o apoio do MP para que a Expointer acontecesse. “O Ministério Público está aqui na feira, hoje temos o nosso ônibus que está aqui diariamente”.

Presentes no evento: o deputado Frederico Antunes (Progressistas), o senador Luis Carlos Heinze (Progressitas), o secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini e o presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Eduardo Bonotto que foram recebidos por Antonio Badra.

A secretária Estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, Silvana Covatti, está acompanhando de perto a feira e fez uma avalição dos dois primeiros dias de exposições. “Eu avalio positivamente, o número de visitantes está sendo como nós planejávamos, a venda de ingressos também está indo muito bem”, disse Silvana.

Na entrevista exclusiva para o Jornal A Plateia, Silvana Covatti demonstrou entusiasmo pelo trabalho realizado em Esteio e considerou a Expointer como “uma feira que ultrapassa os negócios, uma feira de retomada, de comemorações, inclusive da solidariedade entre as pessoas”.

Também, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum visitou a casa do Grupo A Plateia e afirmou que a Expointer, este ano realizada de forma presencial “é a marca da retomada da normalidade no Rio Grande do Sul”.

Dentre as autoridades presentes está o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB), que considerou esta edição histórica. O parlamentar também ressaltou que, na sua opinião, a economia deve andar ao lado do combate à pandemia da Covid-19 e afirmou que a Expointer é um exemplo desta ideia.  “O combate à pandemia, sem quebrar a economia”.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,