sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Associação Rural de Livramento completa 102 anos e comemora com live e drive thru solidário

A Associação Rural de Sant’Ana do Livramento, completou 102 anos no dia 19 de julho sendo  uma das entidades rurais mais antigas do Brasil. Fundada em 1919 por um grupo de produtores e estancieiros que sentiram a necessidade de se unir para enfrentar os obstáculos para desenvolvimento do setor rural no município, a Associação Rural hoje continua seu trabalho com esse mesmo objetivo.

“As diretorias da Rural sempre foram formadas por produtores em busca de soluções para os seus problemas. Já avançamos muito, mas, ainda temos muito o que melhorar, principalmente em termos de condições de escoamento da produção, com estradas melhores, assim como estrutura para manter a mão de obra rural – escolas rurais, linhas de ônibus, etc”, comenta o presidente Luis Carlos D’Auria Nunes.

Como já vem acontecendo nos últimos anos, o aniversário da Associação é uma ação social e beneficente. No domingo (18) foi realizada uma live com transmissão ao vivo pela página da entidade no Facebook. Na tarde ensolarada de ontem, três grandes nomes da música gaúcha e nativista de Sant’Ana do Livramento dividiram o palco e animaram público que acompanhou de casa e, alguns, de dentro dos seus carros estacionados no Parque da Rural.

Com a apresentação da também santanense Nicole Carrion, a live contou com a apresentação dos reconhecidos nomes da música nativista: Daniel Cavalheiro e Leonel Gomez. Para espantar um pouco do frio, a banda Bem the Bem encerrou a live em ritmo de baile.

Pelas redes sociais os fãs da música gaúcha acompanharam desde Livramento e outras cidades do estado como Santa Rosa, Teutônia, Pelotas e também na Serra Gaúcha. Já no Parque da Rural, durante os shows, um drive thru solidário foi realizado para arrecadar alimentos e roupas para as famílias necessitadas. No total, foram arrecadados 250kg de alimentos e 150 peças de roupas.

Segundo o presidente, o objetivo da live foi atingido com muito sucesso: “a nossa intenção era tanto de apoiar a classe de músicos que está sendo bastante atingida com todo esse panorama que estamos vivendo, assim como as famílias que estão passando por necessidade. Conseguimos fazer um evento muito bonito e gostaria de agradecer a todos os sócios que contribuíram, os patrocinadores e apoiadores deste evento e, também, a todos os nossos funcionários e colaboradores da Rural que trabalharam neste domingo para realizar esse baita evento”.

A arrecadação de doações ainda ocorre durante toda esta semana. Quem quiser colaborar com alimentos ou roupas pode deixar a sua doação no Parque da Rural (Av. Saldanha da Gama, 1310). Todas as roupas arrecadadas serão entregues à Secretaria de Assistência Social do município e os alimentos serão destinados a entidades assistenciais.

Crédito das fotos: Mariana Olhaberriet/Agência Megafone
Texto: Agência Megafone

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos