sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Expofeira confirma datas dos leilões de primavera

A Expofeira de Livramento foi confirmada para outubro e contará com, pelos menos, oito grandes remates

Os preparativos para a 83º Expofeira de Primavera de Livramento que ocorrerá de 8 a 16 de outubro no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho seguem em ritmo bastante acelerado. A novidade deste ano é que a feira será 100% presencial e com a participação de público, diferente da edição anterior. Já estão confirmadas, inclusive, as datas dos tradicionais remates que ano após ano ofertam o melhor da genética produzida em nossos campos. O remate que irá abrir a Expofeira, no dia 9 de outubro, será da Sigma Brangus, já no dia 10 a data está reservada para o leilão de Cavalos Crioulos que ainda deverá confirmar as cabanhas participantes. O Remate da Estância Carcávio irá acontecer no dia 11 de outubro; seguido por Bela Vista no dia 12; São Bento e Convidados no dia 13; Sossego e Cambapytá no dia 14 de outubro; e Estância Paipasso também no dia 14, já o remate Touros da Fronteira no dia 15 e o encerramento no dia 16 de outubro com remate de Cavalos Crioulos.
Segundo o diretor de eventos da Associação Rural, Eduardo Soares, a expectativa da feira é a melhor possível por conta da valorização dos plantéis e da excelente situação que a pecuária vive. “As expectativas são as melhores possíveis. Por conta deste momento ímpar que o agronegócio brasileiro vive. Onde a pecuária e agricultura na questão dos mercados internos e internacionais estão todos convergindo para o mesmo lado. Com alta demanda e hoje, neste período de pandemia sustentando os números do nosso país”.
Em um ano em que os custos de produção e insumos pecuários e agrícolas praticamente dobraram, Soares comenta que espera uma valorização maior dos animais que irão à venda e já estão sendo preparados para a Exposição. “Esperamos que aconteça isso. Uma valorização dos animais na venda e que esses custos que as cabanhas estão tendo sejam ressarcidos para os produtores”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos