dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Livramento sediará a maior exposição de ovinos do Brasil em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Premiação da Cabanha e Estância Cerro Chato grande campeã da raça ideal

A Fenovinos é nossa. Sant’Ana do Livramento foi escolhida como sede da 34ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos que deverá ocorrer em junho de 2022 na Fronteira da Paz. O anúncio foi feito durante o encerramento da 33ª edição da FENOVINOS que ocorreu entre os dias 02 a 05 de junho no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras.
O município venceu a disputa com a cidade de Alegrete que também havia se candidatado. Em Livramento a vitória foi comemorada com bastante entusiasmo pela Prefeitura Municipal por meio de Secretaria de Agricultura e pela diretoria da Associação Rural que teve um papel fundamental na articulação para trazer a feira, que é considerada a maior exposição de ovinos do país.
Para o presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria Nunes, sediar um evento tão importante para o agronegócio gaúcho e brasileiro como a Fenovinos, é uma oportunidade também de alavancar este setor que no passado foi tão importante para o munícipio e nos últimos anos vinha sofrendo com o desestímulo por várias razões. Ele destaca que desde que assumiu a gestão da Rural, junto com a sua diretoria, a ovinocultura tem sido tema de discussão e de muitas articulações como, por exemplo, o reconhecimento do município em 2018 como a Capital Nacional da Ovinocultura através de um projeto de lei do então deputado federal, hoje senador, Luiz Carlos Heize. De lá para cá a diretoria da entidade com apoio de diversas instituições vem trabalhando em busca de estratégias para o fortalecimento dessa cadeia produtiva por meio de cursos, palestras e eventos como exposições. “Esse é um momento muito importante para nós. Estamos trabalhando há muitos anos para isso. Pois temos uma grande tradição na ovinocultura, não só pelo número do nosso rebanho, mas também pela nossa história envolvendo o Lanifício e as cooperativas de lã que foram muito importantes. Neste sentido nós estamos trabalhando para valorizar essa história, e isso passa pela criação do ‘monumento à ovelha’ que se encontra na entrada do nosso parque”, afirmou.
Segundo D’Auria, sediar a Fenovinos será uma oportunidade de coroar esse trabalho. “Nós temos as nossas feiras de ovinos, mas ainda precisamos de um evento que dê uma projeção maior para esse título de Capital da Ovelha e agora teremos essa oportunidade. Essa candidatura é almejada por nós. E foi requerida justamente para dar este embasamento de trazer uma feira de grande importância para Livramento. Nela participam pessoas de Santa Catarina Paraná, e de várias cidades do Rio Grande do Sul. Então a realização da feira foi homologada no sábado, e já na segunda-feira nós fizemos a primeira reunião de planejamento para trabalhar no que nós já estamos chamando de “ Semana da Ovelha “ na Capital Nacional da Ovinocultura onde nós teremos uma programação diferenciada culminando com a realização da Fenovinos.

Equipe da Cabanha Don Enick recebeu a premiação na Fenovinos em Lavras

Cabanhas santanenses brilham nos julgamentos da Fenovinos 2021

Segundo a ARCO, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, na edição deste ano da feira participaram cabanhas de 37 municípios gaúchos, cinco do Paraná e um de Santa Catarina. Com animais das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, RomneyMarsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, PollDorset, Dorper, Crioula e as variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos.
Livramento esteve participando com as cabanhas São Caetano, Don Enick e Cerro Chato. A Cabanha São Caetano conquistou o Grande Campeão, o Reservado de Grande Campeão, a 4ª melhor fêmea, Melhor Progênie de Pai e vários campeonatos de categoria e reservados de categoria na raça Hampshire Down. Já a Cabanha Don Enick conquistou os grandes campões com os animais Don Enick Tat. 227 Texel NCC e Don Enick Tat. 199; Texel NC Base, além de prêmios nas Fêmeas.
A Cabanha e Estância Cerro Chato conquistou os prêmios de grande campeã da raça Ideal;
Melhor velo e melhor conformação de fêmea com o exemplar box 15.