dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Livramento será sede da maior exposição de ovinos do país em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Participação da Cabanha Don Enick na Expointer em Esteio Foto Ilustrativa - Matias Moura/Ap

Encerrou no último sábado (5) a 33º Fenovinos Edição da Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) que neste ano foi realizada na cidade Lavras do Sul, de 2 a 5 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural. O evento que ocorre de forma itinerante é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) .

Durante o encerramento da feira aconteceu uma assembleia geral promovida pela ARCO para escolha da próxima sede e Sant’Ana do Livramento venceu a disputa com a cidade de Alegrete e irá sediar o evento em 2022. A FENOVINOS é a maior exposição de ovinos do país e possibilita que o município sede receba criadores e turistas de todo o Brasil fomentando os negócios e gerando recursos para economia local.

O vice-presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento e presidente da Associação Santanense de Ovinocultores, Jair Menezes, comemorou a notícia destacando a importância de toda a mobilização que foi feita pela Rural, juntamente com prefeitura municipal e produtores para que a feira pudesse ser sediada no munícipio. – Estamos todos muito contentes com este anuncio e empolgados. Será um grande evento que vai ajudar a valorizar ainda mais o nosso setor. Inclusive o nosso presidente D’auria convocou uma reunião logo cedo nesta segunda-feira para começarmos a projetar a Fenovinos 2022 que acontecerá na Capital Brasileira da Ovinocultura – disse.

Na edição da feira desde a Fenovinos registrou um número recorde de inscrições, com 377 animais, além de contar com cabanhas de 37 municípios gaúchos, cinco do Paraná e uma de Santa Catarina. Participam animais das raças: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula e as variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos.