sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores – Atrações santanenses pelos olhos dos outros

Foto: Arquivo/AP

A riqueza natural de Sant’Ana do Livramento mais uma vez saltou aos olhos de experientes pesquisadores sobre as grandes potencialidades para o desenvolvimento social e econômico no País. Neste último mês, pelo menos duas áreas do município receberam destaque em publicações nacionais, além da lembrança, registrada pela Coluna, do 29º aniversário de criação da Área de Preservação Ambiental do Ibirapuitã, no dia 20 de maio.
Da região do Sarandi, destacou-se o manancial mineral considerado como um verdadeiro “pré-sal” de pedras preciosas, dado o tamanho estimado da jazida de ametistas existente no subsolo dos verdes campos da divisa com Quaraí.
Da metade arenosa do solo santanense, destacou-se o roteiro turístico “Ferradura dos Vinhedos”, incluído, em estudo conjunto dos ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Universidade Federal Fluminense, como um dos oito roteiros nacionais selecionados entre 52 propostas analisadas para o projeto “Experiências do Brasil Rural”.
A iniciativa vai apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país nas cadeias alimentares de queijo, vinho e frutos da Amazônia. Junto com a Ferradura dos Vinhedos, foram selecionados também a rota “Amazônia Atlântica”, no Pará, o roteiro “Terra Mãe do Brasil”, em Porto Seguro (BA); rota “Agroturismo” (ES), “Rota do Queijo – Terroir Vertentes” (MG), “Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira” (MG), roteiro “Caminhos do Campo” (SC) e roteiro “Farroupilha Colonial” (RS).

Veto à internet

Senadores e deputados vão analisar terça-feira, dia 1º, o veto integral do presidente Jair Bolsonaro à proposta que busca garantir acesso gratuito à internet, com fins educacionais, para alunos e professores da educação básica pública. O projeto previa o uso de R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações para ampliação do acesso à rede mundial de computadores, mas o Planalto explicou que a iniciativa aumentaria a rigidez do Orçamento e alegou que o governo federal já vem “empregando esforços” para aprimorar a contratação de internet banda larga para as escolas públicas de educação básica.

Finalmente

Ainda que derivada de intervenção judicial, deve ser motivo de comemoração o início da vacinação dos trabalhadores da área da educação. O avanço desse processo vai proporcionar as condições necessárias de segurança para a retomada das aulas presenciais que o Governo tanto quer.

Prazo

Termina às 23h59 desta próxima segunda-feira, 31, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021. Quem enviar o documento após o prazo terá que pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Relatoria

O vereador Felipe Torres, principal proponente da instalação da CPI do Manoela, sondou pelo menos dois colegas para a função de relator da investigação. Após a leitura da proposta e instalação da CPI, o próprio Felipe deve assumir a presidência da Comissão e, após, será eleito o relator. Os vereadores Maurício “Galo” Del Fabro e Rafael de Castro são cotados para a função.

Recursos para o empreendedorismo

A suplente de vereadora do PTB e ex-assessora da presidência da Assembleia Legislativa gaúcha Melina Lemos foi reconduzida nesta última sexta-feira ao cargo de Delegada Regional do Trabalho no Sine/Livramento. Inquieta e proativa como sempre, reassume as funções que já ocupava antes do pleito eleitoral anunciando novidades, especialmente para os empreendedores de Livramento e região.
Segundo ela, através de uma parceria feita com BRDE, o Governo do Estado vai disponibilizar linhas de financiamento direto às instituições de microcrédito do RS. O programa, denominado RS TER, tem como público alvo a agricultura familiar, negócios informais, MEIs, microempresas, empresas de pequeno porte e pequenos produtores rurais.
Melina explica que a disposição é de ajudar essas famílias a extrair sua própria renda a partir dos seus talentos. As mulheres em vulnerabilidade social, garante, terão preferência no projeto TER, que oferecerá inclusive curso de dinâmica do empreendedorismo, elaboração e desenvolvimento de planos de negócios e ainda assessoramento e acompanhamento dos empreendimentos pelo prazo de seis meses.

CPERS

O Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Cpers Sindicato encerrou às 22 horas desta sexta-feira, 28, o processo de votação para a direção estadual e núcleos regionais. A partir deste sábado será realizada a apuração. As chapas vencedoras precisam atingir 50, 01% dos votos.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e