sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Aventura em quatro rodas no Pampa Gaúcho

Imagine você colocar toda a sua família dentro do carro, atirar as mochilas para dentro e pegar a estrada para conhecer as belezas naturais e culturais do nosso lindo Brasil. Passar por lugares deslumbrantes de tirar o folego e conhecer novas culturas além de cultivar novas amizades por onde passa. E tudo isso sendo registrado em tempo real e postado nas redes sociais. Parece um sonho, mas existem muitas pessoas que têm este estilo de vida e gastam os seus dias em busca de novas aventuras e experiências.

Pois é justamente assim que vive um grupo de amigos que, nesta semana, esteve passando por Sant’Ana do Livramento durante mais uma dessas aventuras sobre rodas. A expedição “Rota Grande do Sul” reúne pessoas de diversas partes do Brasil que com seus próprios veículos realizam viagens para desbravar as belezas do nosso estado.
O grupo que passou por Livramento no último final de semana tinha pessoas de Santa Catarina, Paraná, Brasília e São Paulo e estava em busca de um Rio Grande do Sul diferente com suas peculiaridades. E não existe lugar melhor no Estado para isso do que a Fronteira da Paz e suas paisagens que dividem dois países, conforme explicou a jornalista Paula Segalla líder do grupo. “ Nós viemos aqui fazer essa visita na linha de fronteira que divide o Brasil do Uruguai e aproxima dois povos que têm muita coisa incomum. Neste grupo nós temos várias famílias de vários estados. A linha de fronteira faz parte de um roteiro maior chamado “ Rota Grande do Sul” que começa em Laguna, depois vai até Caçapava do Sul com visita nas áreas de plantação das oliveiras e vinhedos da pampa e depois a gente ingressa na linha de fronteira. Aqui o que a gente busca é esse Rio Grande do Sul diferente que a gente vê só aqui”.
Segundo a jornalista esta foi a primeira vez que o grupo acampou na linha de fronteira. “ Nós fizemos essa viagem já 5 vezes, mas essa foi a primeira vez que a gente dormiu aqui. Depois vamos seguir para Bagé onde vamos até Lavras do Sul e vamos acampar no local conhecido como Rincão do Inferno, que é um verdadeiro canyon no meio da pampa. Depois nós seguimos viagem para a Lagoa dos Patos e para a Lagoa do Peixe também” disse.
E agora? Bora lá pegar a estrada para uma aventura dessas!

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos