qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 23/01/2021

Indicação suprapartidária

O ex-vereador e ex-presidente da Associação e Sindicato Rural, engenheiro agrônomo e produtor rural Cesar Maciel, que durante vários anos coordenou o escritório do Instituto Riograndense do Arroz – IRGA em Livramento, é forte candidato à vaga de Superintendente Regional do INCRA no Rio Grande do Sul. O nome dele está sendo indicado por uma mobilização suprapartidária e representativa de várias entidades e setores. A indicação foi endossada de forma unânime pela Câmara de Vereadores de Livramento.

Conselho enxugado

O Executivo Municipal publicou novo decreto alterando a composição do Conselho Gestor da intervenção no hospital Santa Casa de Misericórdia. Entidades como o Conselho Municipal de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores na Saúde ficaram de fora.

Testagem

A Prefeitura Municipal publicou no Diário Oficial Eletrônico, esta semana, a conclusão do processo de aquisição de 6 mil testes rápidos e de 8 mil testes de antígeno. A preocupação é agilizar a testagem de casos suspeitos para reduzir as estimativas de sub-notificação no município.

Espaço para os bons projetos

Ao receber a visita do ex-vereador Carlos Nilo Pintos, seu colega no Progressistas, o vereador Duda Amaral aproveitou para colocar à disposição dele toda a estrutura de seu gabinete para que Nilo possa manter em andamento projetos importantes para Livramento, especialmente os seminários “Todo Autista é Único” e outras ações de inclusão e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e TEA, entre outros. A preocupação de Duda Amaral é que boas iniciativas como as que marcaram o trabalho do ex-vereador tenham continuidade. “São ações que beneficiam a comunidade e que, em comunhão com o ex-vereador Nilo, entendemos que devem ser mantidas, juntamente com outros projetos que pretendemos desenvolver”, destacou o progressista. Eles aproveitaram para trocar ideias sobre alguns dos projetos pretendidos por Duda.

Acessibilidade na educação

O vereador Jovani Rommarinho, do time dos “novos” – como alguns vêm classificando os integrantes da atual legislatura – retornou da Capital do Estado, nesta sexta-feira, com uma importante novidade: Sant’Ana do Livramento foi contemplada com um ônibus escolar novinho, com acessibilidade para deficientes físicos. Romarinho viajou sem nenhum alarde, no próprio carro e sem diárias, e avisou que pedirá apenas o ressarcimento do combustível. Ele recebeu as chaves do veículo direto das mãos do governador Eduardo Leite, com quem aproveitou para tratar outras demandas de Livramento. Ao retornar, na sexta, ele se reuniu com a prefeita Ana Tarouco.

Acesso à educação

A educação foi uma das principais pautas da semana. Além da polêmica envolvendo o concurso público para o preenchimento das vagas na rede municipal, o anúncio do fechamento de turnos em escolas da rede estadual também ocupou a agenda de professores, pais e estudantes. A possibilidade da mudança do Curso Normal do horário da noite para a tarde, no Liberato, mobilizou também o Cpers e a Câmara Municipal. O vereador Duda Amaral, que já se encontrava em Porto Alegre, acabou sendo o porta-voz da comunidade santanense junto à Seduc-RS, buscando o agendamento de uma reunião na tentativa de reverter a medida. Como ele havia viajado com recursos próprios e aproveitou a presença em Porto Alegre para tratar a questão, a representação junto ao órgão estadual acabou acontecendo sem custos para a Câmara de Vereadores.

Correr ou ficar?

Diante de tanta polêmica sobre o concurso, mas premida pelo acordo com o MP para acabar com os contratos emergenciais, o Governo precisa decidir urgentemente como equacionar os diferentes interesses em jogo.

Reeducar para embelezar

Um bom adágio brasileiro diz que, quando interesses diferentes se encontram num ponto de benefício comum, “junta-se a fome com a vontade de comer”. O axioma representa bem a atuação do servidor público Hermes Lemos Garcia Júnior na verdadeira mobilização que vem proporcionando a continuidade do projeto Embeleze, da Prefeitura Municipal, com a limpeza de praças e canteiros em praticamente toda a área central de Livramento. Gestor Público formado pela Unipampa e motorista concursado da Prefeitura, Hermes é conhecido pelo projeto Reeducar, que ele implantou totalmente com recursos próprios inicialmente para a manutenção da praça da Caixa d’Água do Wilson e, após, se espalhou para outros locais, com o apoio de apenados autorizados pela Justiça. Agora, voluntariamente, estende o trabalho para as entradas e o centro da cidade, com o apoio da prefeita Ana Tarouco, através da Secretaria de Serviços Urbanos, cujos servidores atuam junto com ele.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.