qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 09/01/2021

Produção de solidariedade

O Grupo Negros e Negras da Fronteira, que desde sua criação vem dividindo seu foco entre a vigilância de enfrentamento a toda forma de racismo na fronteira e também a ações de assistência social, recebeu esta semana um apoio importante para a manutenção de suas atividades. Representado por Emerson Pereira e o Jéferson Costa, o Grupo recebeu, na quarta-feira, 6, uma carga de suprimentos de higiene e limpeza doada pelo campus local daUnipampa. Foram doados 50 litros de álcool líquido 70%, entregues pelos professores Rafael Schmidt e Alexandre Xavier, da direção do campus, mais a professora Alessandra Troian. O material está sendo produzido por professores, técnicos e estudantes, a partir do repasse de bebidas destiladas apreendidas pela Receita Federal em laboratórios capacitados nos campi da Unipampa em Itaqui, Uruguaiana, Dom Pedrito, Alegrete e Bagé. Várias entidades assistenciais também serão contempladas com doações do produto.

Crescente

Esta semana, a fronteira ultrapassou 700 casos ativosde Covid 19.
Só em Livramento, já são quase 300 casos. Mesmo assim, algumas pessoas reclamam que a equipe da Vigilância Epidemiológica que fez atendimento residencial, nos primeiros meses da pandemia, suspendeu esse tipo de serviço e agora orienta os contaminados a procurarem atendimento no espaço junto à Unidade Sanitária ou Santa Casa.

Onipresença

Detalhe importante: o número de integrantes da equipe continua exatamente o mesmo. Além de mais casos em isolamento domiciliar, cresceu também o número de atendimentos na triagem e hospitais. Precisa desenhar?

Horários especiais

 

O vereador Duda Amaral, novo líder da bancada do Progressistas, encaminhou ao Executivo Municipal uma demanda recebida de empresários e profissionais dos segmentos da alimentação e da prática de esportes, que estão sendo fortemente atingidos pelos protocolos de enfrentamento da Covid 19 em Livramento. Em reunião com o secretário de Administração, Matheus Medina, na quinta-feira, ele solicitou a alteração de itens do novo decreto expedido pela Prefeitura Municipal, entre os quais a extensão do horário de funcionamento dos estabelecimentos de alimentação, das 22h para meia-noite, a fim de evitar aglomerações em um mesmo horário, e alternativas para o retorno das atividades dos profissionais de eventos e das quadras esportivas e similares. Por lei municipal, proposta pelo também Progressista Galo Del Fabro, a prática de esportes orientada em academias e clubes, inclusive, já foi incluída na lista de atividades essenciais no município. O Secretário disse que a proposta deverá ser contemplada no próximo decreto que deverá sair segunda, dia 11.

Lives do bem

As equipes dos setores de higienização, lavanderia e hotelaria da Santa Casa de Misericórdia já estão usando os novos uniformes adquiridos com os recursos arrecados na grande live beneficente transmitida pela TV APlateia no ano passado em favor do hospital, com a participação do músico, cantor e compositor Adair de Freitas. A promoção fez parte do festival “Gaúcho Coração”, uma iniciativa do deputado federal Jerônimo Goergen que beneficiou mais de 100 entidades e profissionais no Estado durante o difícil primeiro ano da pandemia. Goergen articulou mais de R$ 300 mil em recursos para assistir artistas durante o isolamento em 2020, ao mesmo tempo ajudando a sensibilizar a sociedade na forma de doações diretas para as entidades beneficiadas pelas lives artísticas

Transparência

Equipe da Assessoria de Comunicação do novo Governo Municipal, coordenada pelo Fernandinho Prestes e integrada ainda pelo experiente Lucas Bello e pela Julie Ane Rittes, tem se desdobrado na atenção com os colegas da imprensa local. Informações rápidas e esclarecedoras, como precisa ser.

Mobilização

O vereador Aquiles Pires, que junto com o ex-vereador Carlos Nilo Pintos foi um dos principais articuladores da lei 12.730, que autorizou a abertura de free shops nas cidades gêmeas da fronteira do Brasil, está propondo uma mobilização agora da classe empreendedora para viabilizar a criação das primeiras lojas em Livramento. “O que podia ser feito nos campos político, administrativo e legal, foi feito. Agora precisar estimular os empreendedores”, diz ele.

Vacinação autorizada

Ainda que de maneira reticente, o Governo Federal já garantiu que, quem quiser, vai ter em breve a seu dispor a vacina contra a Covid 19. Mesmo assim, preventivamente, o STF deferiu liminar em Ação proposta pela OAB que questionava a omissão do Governo Federal quanto a um plano definitivo nacional de imunização, o registro e o acesso à vacina contra a covid-19. Na liminar, o STF autoriza Governadores e Prefeitos a adquirir direto a vacina.