ter, 26 de janeiro de 2021

Aplateia Digital - 23/01/2021

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 24/12/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Reconhecimento merecido


Nestes díficis tempos políticos nos quais o papel da imprensa acaba sendo confundido, em diversas oportunidades, com a apelativa e visceral exposição de opiniões pessoais em redes sociais, é importante destacar casos de justo e merecido reconhecimento ao trabalho de profissionais de verdade. Nesta semana, dois exemplos disso. Na seara política, a homenagem prestada pela Justiça Eleitoral, através da juíza Carmem Lúcia e equipe do Cartório da 30ª Zona, ao radialista Clodomiro Gonçalves, da pioneira Rádio Cultura, que há mais de 30 anos coordena um detalhado e eficiente trabalho jornalístico de cobertura política e eleitoral em Livramento e região. A foto gentilmente cedida à coluna pela equipe da Pat Obrakat Photos registra o momento em que Clodomiro recebe homenagem pelo trabalho realizado, durante a cerimônia de diplomação da Prefeita, vice, vereadores e vereadoras eleitos em 15 de novembro.
A outra foto registra o momento em que os jornalistas multi-mídia Marcelinho Pinto e Cleizer Maciel, do Grupo A Plateia, receberam das mãos do vereador Aquiles Pires a justa homenagem da Câmara de Vereadores pelo trabalho realizado no vídeo institucional sobre a celebração do Dia do Gaúcho, em 20 de setembro, neste ano em que a pandemia da Covid 19 mudou a rotina de todos e, principalmente, cancelou a mais tradicional festa da cultura gaúcha.

Câmara pede informações sobre aumento de passagens

A Câmara Municipal aprovou Pedido de Diligências do vereador Lídio “Melado” Mendes para saber por quê o aumento da passagem de ônibus para R$ 3,50 não foi submetido à análise da Secretaria Municipal de Planejamento. O aumento foi autorizado por Decreto pelo prefeito Ico Charopen e entra em vigência no dia 1º de janeiro. O vereador Enrique Civeira propôs a suspensão do aumento através de Decreto Legislativo, mas a votação foi suspensa nessa quarta diante da aprovação do Pedido de Diligências. A votação que pode cancelar o aumento só deve ocorrer no dia 31.

Espaços definidos

A direção da Câmara Municipal já iniciou ações de limpeza e manutenção nos gabinetes que os vereadores reeleitos ou de primeiro mandato ocuparão a partir do próximo dia 4 de janeiro. Os vereadores reeleitos tiveram direito de manter os mesmos espaços ocupados na atual legislatura, enquanto que os eleitos disputaram através de sorteio os gabinetes liberados por aqueles que não se reelegeram para novo mandato. No andar térreo – o preferido pela maioria dos legisladores – mantiveram seus gabinetes os vereadores Lídio “Melado” Mendes, Enrique Civeira, Dagberto Reis, Maurício “Galo” Del Fabro e Maria Helena Duarte. Por sorteio, ocuparão os demais gabinetes desse andar os eleitos Eva Coelho, Cleber Custódio Pintos, Rafael de Castro, Duda Amaral e Felipe Pinto. Já no subsolo, mantiveram seus gabinetes os vereadores Romário Paz, Leandro Ferreira e Aquiles Pires, enquanto que, através de sorteio, os demais gabinetes ficarão para os vereadores eleitos Jovani Romarinho, Gilbert “Xepa” Gisler, Elso Alvienes e Thomaz Guilherme.

Boas vindas

O vereador Marco Monteiro, cujo partido acabou não alcançando a base eleitoral suficiente para garantir um novo mandato legislativo, fez questão de receber no gabinete que ocupou nos últimos quatro anos o novo ocupante da sala, vereador Jovani Romarinho, eleito pelo REPUBLICANOS. Em clima de cordialidade, Monteiro manifestou as boas-vindas ao jovem legislador e desejou boa sorte no exercício do cargo. O gabinete já foi, inclusive, disponibilizado para manutenção para receber Romarinho e sua nova equipe.

Dia útil

A vereadora Maria Helena Alves Duarte, em razão da idade, vai presidir a Câmara de Vereadores pelo menos até a segunda-feira, 4 de janeiro, quando então será realizada a eleição da nova Mesa Diretora. O novo Regimento Interno, aprovado recentemente, estabelece que a eleição, no primeiro ano de cada Legislatura, se dará no primeiro dia útil após a posse dos eleitos.

Sem alteração

A nova Administração Municipal não deverá alterar a data marcada para as provas do concurso do magistério, ao contrário de alguns comentários que circularam. O novo Governo sabe que esse processo é uma provocação do Ministério Público e que é um passo importante para regularizar a situação da educação municipal. Já assumiu o compromisso de concluir o processo.

Você sabe o que é Podoposturologia?

Desequilíbrios posturais podem acarretar dores, contraturas musculares, limitações de movimentos e diversas outras patologias ortopédicas de ordem postural. Com base na biomecânica e neurofisiologia humana,

Receita de salada com betacaroteno

DICA MAGRASS: Que tal uma receita para conquistar AQUELE BRONZE? Esta SALADA BETOCAROTENO é super refrescante, leve, saborosa e perfeita para os dias mais quentes

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies