ter, 26 de janeiro de 2021

Aplateia Digital - 23/01/2021

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 20/12/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Natal com solidariedade

Verdadeiro sucesso, apesar das limitações causadas pela pandemia, a realização de mais uma edição da campanha “Natal da Gurizada”. A cada ano, a iniciativa do Grupo A Plateia, que busca mobilizar a comunidade santanense para garantir um Natal mais feliz para centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, ganha novos parceiros e apoiadores. Até a próxima terça-feira a campanha estará recebendo doações de brinquedos novos e usados em boas condições, que serão distribuídos na quara-feira, 23. Além das muitas doações individuais – especialmente de crianças, que também fazem questão de colaborar – várias empresas têm feito doações para a campanha. Um registro especial para a doação, nesta semana, de nada menos de 500 brinquedos, feita pela empresa Benedetti & Righi Empreendimentos Imobiliários, dos empresários UbiratanBenedetti e Marco Aurelio Righi. Em tempos de pandemia e de grandes dificuldades nas áreas da saúde e da economia, um exemplo louvável de comprometimento com a coletividade.

Gestores públicos

A nova Secretária de Planejamento anunciada na última quarta-feira pela prefeita Ana Tarouco e pelo vice, Evandro Gutebier, Celina Martinez, é a sexta Tecnóloga em Gestão Pública formada pela Unipampa a assumir cargo de primeiro escalão na Administração Municipal. Já ocuparam cargos em governos anteriores os gestores públicos egressos da Unipama Robson Cabral, o Robinho, que ocupou as pastas do Planejamento, da Administração e da Fazenda, no governo de Wainer Machado; Denise Toledo, no Turismo, e; Horácio D’Ávila, na Presidência do DAE, todos na gestão de Glauber Lima. Celina Martinez foi a primeira Gestora Pública aprovada em concurso público, para a função e tem sido a responsável pela elaboração dos planejamentos orçamentários anuais do município.

Enfrentamento ao agrotóxico

O problema do uso, em larga escala, do herbicida 24d, para controle de plantas daninhas em culturas como a de soja, por exemplo, mas que está afetando a produção de fruticultura, apicultura, hortigranjeiros e , inclusive, a vitivinicultura na região do Cerro dos Munhoz e em outras localidades de Livramento, levou os vereadores Dagberto Reis e Leandro Ferreira a procurarem o apoio do deputado federal Dionilso Marcon, que apresentou na Câmara dos Deputados projeto visando exatamente estabelecer critérios para o controle do uso indiscriminado do produto e de outros tipos de agrotóxicos que comprometem a produção e, em consequência, a própria saúde dos consumidores. Dados da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha revelam que cerca de 1 milhão de garrafas de vinho deixaram de ser produzidas nesta última safra. O projeto de Marcon se contrapõe à proposta do Governo Federal que, ao contrário, busca a liberação total do uso desses produtos. Dagberto e Leandro estiveram com Marcon na quarta-feira, 16, em Porto Alegre, discutindo ações de mobilização contra a proposta do Governo e a criação de normas de proteção à produção livre de venenos e preparam projeto para coibir o uso do herbicida no município.

Sem aumento

Deve ser lido nesta próxima segunda-feira, quando acontece a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores antes do início do recesso parlamentar, o projeto de Decreto Legislativo do vereador Enrique Civeira que anula o aumento de R$ 0,50 no preço da passagem de ônibus urbano decretada pelo prefeito Ico Charopen que passa a vigorar em 1º de janeiro. Após a leitura na sessão, o projeto deve ser analisado na primeira reunião da Comissão Representativa, já na próxima quarta-feira, e poderá ser votada em sessão extraordinária que poderá ser convocada ainda para esta próxima semana pelo presidente Romário Paz.

Sem vereadores

Causou estranheza a ausência de vereadores no ato de apresentação da equipe do 1º escalão da futura Administração Municipal. O ato foi realizado no Plenário João Goulart, mas sequer o presidente da Casa, vereador Romário Paz, esteve presente. Os novos gestores deixaram claro que haviam solicitado o empréstimo do Plenário, não a realização de um ato conjunto.

Sem intervenção

Deve se confirmar, na eleição marcada para o dia 1º de janeiro, o pré-acordo que definiu as composições da Mesa Diretora da Câmara para os próximos 4 anos de legislatura. Alguns dos novos vereadores eleitos chegaram a tentar articular a formação de uma chapa alternativa mas, para alcançar a maioria necessária, buscaram um apoio dos futuros mandatários. A resposta foi negativa. Sem a participação do Poder Executivo na negociação, a ideia acabou abortada.

Sem maioria

A eleição da Mesa demonstra que, pelo menos de início, o novo Governo não terá a desejada maioria que dá tranquilidade para a tramitação de projetos. O novo Líder do Governo vai ter muito trabalho.

Você sabe o que é Podoposturologia?

Desequilíbrios posturais podem acarretar dores, contraturas musculares, limitações de movimentos e diversas outras patologias ortopédicas de ordem postural. Com base na biomecânica e neurofisiologia humana,

Receita de salada com betacaroteno

DICA MAGRASS: Que tal uma receita para conquistar AQUELE BRONZE? Esta SALADA BETOCAROTENO é super refrescante, leve, saborosa e perfeita para os dias mais quentes

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies