sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – Edis Elgarte – 05/12/2020

Trânsito garantido

Demorou, mas finalmente os usuários da estrada do Passo da Guarda, a RS 183, que liga a BR 293 à faixa de acesso a Alegrete e Uruguaiana, conseguiram voltar a contar com uma via em condições para seus deslocamentos e para trafegar com a produção de suas propriedades. Uma mobilização dos produtores e moradores, com apoio do deputado estadual Eric Lins, provocou uma ação de recuperação completa do trecho de 94 km da estrada, realizada pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes em parceria com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER do Rio Grande do Sul.
“ Finalmente vamos ficar livres da rotina de pneus furados na estrada”, resumiu em depoimento à coluna a produtora rural Magda Pires. Através da Associação e Sindicato Rural e com a companhia de Thais Cunha, ela participou de uma grande mobilização fazendo novo pedido de recuperação das condições da estrada. Documento elaborado pela entidade representativa da classe, com o respaldo da Farsul, reuniu mais de 100 usuários da estrada, entre eles Jayme Corrêa Pires, Paulo Cesar Bastos Pires, Silvia Veloso, Vilma Veloso, Roberto Gonçalves, José Fraquelli, Natalia Fraquelli Machado, Élio Loredo Machado Júnior, José Dilney da Silva Soares, Leandro Tholozan, Jorge Torelly, Felipe Nery de Souza Júnior, Airton Pando Rodrigues, Lina Maria de Souza do Espírito Santo, Gil Fernandes e Rosa Maria, Cleber Motta Ribeiro, José Antonio Barbosa Correa, José Thomaz Arduvino, Lucas da Fontoura Rodrigues, Luis Carlos Meirelles Duarte, Luzardo Espírito Santo, Roberto Cademartori Souza e Francisco Serralta.
Além disso, desta vez a mobilização conseguiu um aliado valioso, o santanense Miguel Scarpellini Mattos, ex-colega de aula e amigo de infância de Magda, que atua há muitos anos na Assembleia Legislativa gaúcha e atualmente integra a equipe do deputado Eric Lins. Imediatamente, com o pedido dos usuários da via em mãos, Miguel pediu o apoio do Deputado, um carioca que adotou Uruguaiana e a Fronteira Oeste como lar e que abraçou a demanda da recuperação do Passo da Guarda. Com a participação de seu chefe de gabinete, o ex-vereador rosariense e dirigente da União de Vereadores do Rio Grande do Sul-Uvergs Adriano Dornelles, Lins procurou o secretário Juvir Costella, de Logística e Transportes, e conseguiu a ordem para a obra, em parceria com o DAER. Além da ação que recuperou as condições da estrada, o Deputado garantiu a Miguel ainda encaminhamento de emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil, para ajudar nas obras de manutenção dos 94 km do Passo da Guarda no ano que vem. O trânsito na estrada está garantido. E, pelo jeito, na Assembleia Legislativa também.

Dinheiro para a produção local

A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, vem tentando mobilizar produtores locais visando incrementar ainda mais a aquisição de produtos da agricultura familiar e das pequenas propriedades para a merenda escolar. A iniciativa foi do vereador Leandro Ferreira, que vê uma oportunidade para o fortalecimento da economia e da produção local. Na quarta, 2, ele presidiu uma reunião entre Vereadores e representantes das secretarias municipais da Educação e da Agricultura, para tratar sobre o Programa e Aquisição de Alimentos-PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. O Município conseguiu ultrapassar os 30% de produtos para a merenda adquiridos, por exigência legal, dos pequenos produtores, mas resta margem para aumentar ainda mais essa participação. Atualmente, apenas 8 produtores locais participam dos programas, que têm recursos federais, sendo que Livramente tem mais de 2 mil produtores.

Secretariado

A prefeita e o vice-prefeito eleitos, Ana Tarouco e Evandro Gutebier, têm analisado pessoalmente as opções de nomes para a composição do 1º escalão do futuro Governo. Ouvem de sugestões e indicações, mas estão se reservando o direito de decidir sem a intervenção de ninguém. Até agora, apenas 3 nomes estão certos. A intenção é definir o time completo ainda antes do Natal.

Gente de casa

O setor primário se apressou em encaminhar suas principais demandas para a agenda de trabalho da nova Administração Municipal. A iniciativa foi bem recebida pelo novo Governo, que deve dedicar uma atenção especial às necessidades do campo. Receberam o documento com as reivindicações da Associação e Sindicato Rural o futuro vice-prefeito, Evandro Gutebier, e o vereador Maurício “Galo” Del Fabro – provável novo Líder de Governo na Câmara. Os dois pertencem à classe produtiva.

Saccol no Sesc

Depois de 15 anos atuando na coordenação da destacada unidade do SESC em Santa Maria, o administrador Pedro Saccol traz sua experiência e energia para a gerência da unidade em Livramento, para a qual foi voluntário. Ex-empresário da indústria gráfica e produtor rural, Saccol possui um vínculo muito forte com a fronteira, terra de sua esposa Fátima. Com certeza, será motivador e facilitador da grande interação do SESC com todos os setores da comunidade santanense. A coluna dá as boas vindas ao novo gestor.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos