sáb, 16 de outubro de 2021

Aplateia Digital - 25/09/21

Última Edição

Bastidores – Edis Elagarte – 28/11/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Orçamento 2021

A Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores deverá realizar na próxima sexta-feira, dia 4, a partir das 9 horas, a Audiência Pública obrigatória para apresentação e discussão da Lei Orçamentária Anual para o próximo ano – primeiro do mandato da prefeita eleita Ana Tarouco. No total, a LOA trabalha com receita e despesa previstas em R$ 356.756.067,00, entre Administração Direta, Indireta e Legislativo Municipal. A votação final pelos vereadores deve acontecer no dia 14 de dezembro.

Causa autista

O vereador Carlos Nilo Pintos aproveitou a visita do governador Eduardo Leite para entregar a ele um ofício solicitando incentivos às políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista, uma luta que o legislador tem travado incansavelmente e que tem a simpatia do Governador gaúcho. Nilo lembrou que Livramento só conta com um neuropediatra e que, no total, apenas 5 atendem pela rede SUS no Estado e pediu programas de incentivo para que novos profissionais se especializem nessa área. O deputado Frederico Antunes e a ex-senadora Ana Amelia Lemos acompanharam o encontro. Ana Amelia presidiu a Fundação Milton Campos, que chegou a imprimir e distribuir em todo Estado mais de 100 mil cartilhas do Autismo criada por Nilo com apoio de especialistas na o assunto.

Solidariedade na ação solidária

Enquanto lutam para cobrir as significativas despesas correspondentes à prestação de atividade assistencial, as entidades não governamentais e instituições de prestação de serviço social, que acabam assumindo grande parte da obrigação do Poder Público com relação às pessoas em situação de vulnerabilidade, acabam encontrando entre elas próprias uma forma de diminuir as dificuldades de gestão e operacionais. Um exemplo foi a iniciativa dos integrantes do Projeto Tchê, que conta com 64 menores inscritos em diferentes oficinas e ainda oferece alimentação para parte deles, cujas famílias enfrentam maior dificuldade neste período, que repassou à APAE de Livramento 500 máscaras para prevenção da Covid 19. A APAE se organiza para retomar, dentro das possibilidades, as atividades presenciais com pacientes e alunos e precisa muito desse tipo de material. Em troca, a presidente da APAE, Cecilia Amaral, entregou à coordenadora do Projeto Tchê, Kaly Rodrigues, um pacote de sacolas para acondicionamento de lixo específico do combate ao Coronavírus, distribuídas pelo Rotary ClubLivramento Sul.

Unidade pró-Sant’Ana

Embora ainda não tenha oficialmente aceitado convite para assumir a função de Líder do Governo na Câmara, a partir do dia 1º de janeiro, o vereador Galo Del Fabro não esconde a intenção de ajudar a prefeita eleita Ana Tarouco em sua gestão. Livramento precisa disso, justifica ele, que representou a Câmara de Vereadores na posse do intendente Richard Sander, na quinta-feirapassada – e, dada a ausência do atual Chefe do Executivo, acabou sendo involuntariamente o representante oficial do Município.

Procuradores

A Federação dos Procuradores Municipais do Estado do Rio Grande do Sul elegeu na última quinta-feira, 26, sua nova diretoria para o triênio 2021/2023. Na diretoria, presidida pelo Procurador de Gravataí, Wilson Klipper Cicognani Jr., tendo como vice a Procuradora de Canoas, Patrícia de Souza Leandro Teixeira, está o Procurador da Câmara de Livramento, Christiano Fagundes da Silva, que será o Diretor Institucional.

Recesso

Está definido o período de 45 dias do recesso parlamentar, que começará no próximo dia 23 de dezembro e terminará em 1º de fevereiro de 2021. O novo ano deverá ser marcado por várias obras estruturais na Câmara de Vereadores, atendendo orientação do Ministério Público, especialmente para garantir a acessibilidade.

Articulação e mobilização

O Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, confirmando a grande capacidade de articulação e interlocução em diferentes áreas, acabou sendo peça central na visita do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do governador gaúcho Eduardo Leite à Fronteira Livramento/Rivera, nesta semana. Há tempos ele vem coordenando os trabalhos binacionais visando ações conjuntas de enfrentamento à Covid 19. Por ocasição do ato de posse do intendente Richard Sander, em Rivera, Frederico foi o cicerone do Governador desde sua chegada à fronteira, conseguiu e participou do encontro entre Leite e o presidente Lacalle Pou, quando foram acertadas mais medidas conjuntas para evitar o avanço do coronavírus, articulou também o encontro do Governador com a prefeita eleita Ana Tarouco e a visita dos dois à Santa Casa e ainda garantiu uma participação efetiva dos vereadores do Progressistas, Maurício “Galo” Del Fabro e Carlos Nilo Pintos, e do vereador eleito Duda Amaral, em praticamente todas as atividades realizadas na fronteira