qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Ministra Damares: “RS é pioneiro na política para crianças desaparecidas”

“Sinto muito orgulho porque o Rio Grande do Sul é pioneiro na adoção de uma lei específica para combater o desaparecimento de crianças e adolescentes”. A manifestação foi feita pela ministra Damares Alves, da Família, das Mulheres e dos Direitos Humanos, esta manhã (26/10), em cerimônia no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Ela foi agraciada pelo deputado Tenente-Coronel Zucco com a Medalha da 55ª Legislatura do parlamento gaúcho. Zucco é autor do projeto, transformado em lei, que prevê e coíbe o desaparecimento de menores através da criação de um banco de dados e imagens que se tornará política nacional por parte do ministério.
O deputado Zucco destacou a luta de muitas décadas da ministra Damares em favor de crianças e mulheres e das instituições que ela criou e apoia, bem como a coragem no enfrentamento das críticas ao seu trabalho. “Ela não desanima jamais. Pelo contrário, faz das críticas o combustível para seguir adiante”, observou.
A ministra revelou que anualmente no Brasil desaparecem 42 mil menores dos quais entre 9 mil e 11 mil nunca são encontradas. “É o flagelo da família que resulta em suicídios, separações e outras situações graves”, acrescentou. Damares disse ainda que o ministério lançará um aplicativo pelo qual o desaparecimento será comunicado aos moradores do bairro e da cidade, além das polícias de fronteira. Lembrou que estudos e pesquisas indicam que em seis segundos é possível que ocorra o desaparecimento de um menor por causa de uma rápida distração de pais e responsáveis.
Damares Alves advertiu, ainda, que o sumiço de menores está ligado ao crime organizado que lucra com o sofrimento de milhares de famílias. “Vai um recado para vocês, sequestradores e abusadores de crianças: acabou para vocês! Vamos enfrentar todos vocês e proteger as nossas famílias e menores!”, concluiu.

Crédito:
Divulgação Gabinete do Deputado Zucco