sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Famílias de assentados recebem títulos definitivos de propriedade da terra

Ao todo foram entregues 102 títulos dos assentamentos Apolo e Cerro dos Munhoz

Uma região que ficou marcada na história pelos conflitos e invasões de propriedades rurais no passado, agora respira ares de paz e harmonia em tempos novos. O ato que aconteceu em Sant’Ana do Livramento, na manhã desta sexta-feira (9), no Movimento Nativo e Cultural Coxilha de Sant’Ana dentro das dependências do parque da Associação Rural do município é muito mais significativo do que apenas fazer a entrega de documentos a famílias de assentados, mas sim uma forma justa de apaziguar de uma vez por todas as relações entre os habitantes do campo.
Em uma rápida cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades e da imprensa, foram entregues 102 de títulos definitivos de propriedade da terra para famílias dos assentamentos Apolo e Cerro dos Munhoz contemplados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do (INCRA) que, desde o início deste ano vem emitindo títulos em todo o Estado, os quais transferem de modo definitivo a propriedade para as famílias beneficiárias do programa. Pela primeira vez em 50 anos, desde a sua fundação, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) irá entregar a titulação de propriedade da terra para assentados residentes na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Em seu discurso no ato de entrega dos títulos, o Superintende regional do (INCRA) no RS, Tarso Teixeira, enalteceu a importância desse documento para o desenvolvimento dessas propriedades rurais e das famílias que nelas residem que, a partir de agora, terão uma maior autonomia e segurança jurídica sobre a propriedade que até então pertencia à Federação. Por meio do documento, eles terão, por exemplo, o direito de acessar algumas formas de crédito para produzir e investir em suas terras, além, é claro, de poder repassar seus bens para seus familiares.
Segundo Tarso Teixeira, a reforma agrária preconiza que, depois de 10 anos, a pessoa faz parte do programa, ela tem direito a receber este título. “Então, por isso nós estamos com uma dívida histórica, aí, com esses produtores rurais. Nós vamos começar pelo Apolo e pelo Cerro dos Munhoz e, se Deus quiser, em 2021 vamos dar sequência entregando esse título definitivo para mais assentamentos de Livramento”, disse.
O local de entrega dos documentos, segundo Tarso, também foi escolhido como a Associação Rural para demarcar um novo tempo e unir definitivamente todos os produtores rurais que possuem o direto à terra. “Um momento histórico com certeza, essa é a primeira vez que estamos entregando esses títulos na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e em tempos passados ficou marcada pelos conflitos de terra como em casos de São Gabriel e aqui em Livramento. Então, nada mais justo do que começar essa entrega por aqui. Nós estávamos em dívida com esses produtores, que eram apenas arrendatários da terra porque ela pertencia à União, e agora não mais. A propriedade é sua de forma legal. Com certeza essa data vai ficar marcada na história”.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,