sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Encontro Binacional marca aproximação dos setores rurais do Uruguai e do Brasil

A reunião ocorreu no último domingo durante a Exposição Agropecuária de Rivera

No dia 04 de outubro a Diretoria da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento foi convidada para participar de uma reunião binacional com o Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Carlos María Uriarte. O encontro se deu durante a ExpoCurticeiras, feria agropecuária oficial do Departamento de Rivera (Uruguai).

Foram discutidos diversos temas rurais de interesse para os dois municípios da fronteira, entre eles a possibilidade de implantar um Programa Binacional de Erradicação da Mosca do Chifre e a criação do Instituto Tecnológico da Ovinocultura – que seria instalado na atual área do Quarentenário de Sant’Ana do Livramento e contaria com a parceria do próprio Ministério da Pecuária uruguaio.

“Este foi um encontro de alinhamento entre os setores rurais dos dois países e esperamos que a partir desta aproximação a gente consiga fazer boas parcerias entre os governos brasileiro e uruguaio, trazendo importantes projetos para a nossa fronteira”, comenta o presidente da Associação e Sindicato Rural, Luis Carlos D’Auria Nunes. Também participaram da reunião a diretoria da Sociedade de Fomento de Rivera, o presidente da Associação Santanense de Ovinocultura, Jair Menezes e o técnico da Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos (ARCO), Luiz Walter Ribeiro.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos