Bastidores – Edis Elgarte – 10/10/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A volta dos voos regionais

Aretomada do voos regionais no Estado, incluindo a linha aérea entre Rivera/Livramento e Porto Alegre, poderá acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem, de acordo com o deputado estadual Federico Antunes, que nesta semana recebeu uma provocação do vereador Marco Monteiro sobre a oportunidade para esse tipo de transporte em razão dos protocolos brasileiros de conbate ao coronavírus.
Policial Federal de profissão e lotado exatamente no terminal de migração localizado no shopping Siñeriz, Monteiro relatou ao deputado vários comentários ouvidos de vizinhos riverenses a respeito da necessidade da linha aérea, já que existem restrições para a entrada de estrangeiros pelas vias terrestre e fluvial no Brasil. “Com certeza haveria uma demanda significativa neste momento”, comentou com Frederico.
Casualmente, na segunda-feira, 5, o Deputado havia discutido essa pauta em videoconferência com integrantes da diretoria da Azul Linhas Aéreas Regionais e com os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costela; de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos; da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso; e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Claudio Gastal, além do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, e os colegas deputados Eduardo Loureiro, Mateus Wesp e Gilberto Capoani. A Azul assume as linhas que vinham sendo operadas pela parceria Gol-TwoFlex e atualmente negocia um acerto com a Secretaria Estadual da Fazenda.

Consulta popular

Já foram definitivos os quatro projetos que estarão na cédula de votação da Consulta Popular 2020 na região Fronteira Oeste. Das 10 demandas inicialmente elencadas, as comunidades da região deverão escolher entre:
– Apoio à Agricultura Familiar;
– Plano de Desenvolvimento Turístico Regional;
– Apoio à Agroindústria Familiar;
– Apoio ao Pequeno e Médio Produtor Agropecuário.
Serão aplicados nos projetos mais votados R$ 400 mil do Orçamento do Governo do Estado, mas não serão considerados os votos dos municípios cuja participação não atinja 2% de seu eleitorado.

Curso para o Natal

O consultor Edson Linhares, que recentemente passou a integrar a bancada fixa do “Conversa de Fim de Tarde”, na RCC FM, vem procurando fazer de sua participação no programa um instrumento para ajudar empresários e empreendedores locais a encontrar meios para superar as dificuldades trazidas para a economia pela pandemia do novo coronavírus. Com muitos anos de experiência como consultor do SEBRAE, que é uma referência nesse tipo de suporte à excelência da gestão de negócios, e proprietário de uma empresa de consultoria privada, Linhares montou um curso relâmpago para empresários e seus colaboradores para ajudar na preparação das empresas para o recebimento, atendimento e vendas em um dos períodos de maior movimento do ano, que é o Natal. O curso tanto pode ser feito de maneira online quanto dentro das próprias empresas.

História de luta pela terra

O ato realizado pelo INCRA, em conjunto com outros órgãos, para a entrega de mais de uma centena de títulos de propriedade definitiva dos lotes destinados através da Reforma Agrária nos assentamentos Apolo e Cerro dos Munhoz, em Livramento, permitiu na manhã dessa sexta-feira, 9, na sede do Movimento Nativo Coxilha de Sant’Ana, no Parque da Rural, o encontro entre o presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Câmara Municipal, vereador Marco Monteiro, e o ex-vereador Lucas Cupinski, trabalhador rural assentado no Cerro dos Munhoz.
Lucas chegou em Livramento com a família em 1991 e no ano seguinte recebeu seu lote no assentamento, inicialmente denominado “Liberdade no Futuro”. Em 1996, concorreu a vereador pelo PT e marcou época na Legislatura de 1997-2000, exercendo a vereança sem macular seu estilo próprio de vida e sem se afastar da atividade no campo e principalmente da luta pela terra. Os dois combinaram uma visita de Monteiro à comunidade no Cerro dos Munhoz, onde inclusive começa a tomar corpo uma nova agroindústria de produção de suco natural de uva, entre outras novidades dos produtores.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies