sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Dia do Agente de Trânsito é celebrado com muito trabalho pelos fiscais santanenses

Para eles, garantir a segurança no dia a dia dos motoristas da cidade é a missão

No último dia 23 de setembro foi celebrado o Dia Nacional do Agente de Trânsito. Muitas histórias aconteceram ao longo dos anos que contaram com o apoio destes importantes funcionários públicos. Os azuizinhos, assim carinhosamente chamados na Fronteira da Paz pela tonalidade azul de seus uniformes, estão presentes em diversos momentos do cotidiano e o trabalho dos agentes não se limita apenas a multas e fiscalizações de trânsito.
Com a pandemia de Coronavírus, o trabalho dos agentes ganhou destaque na mídia com o apoio da fiscalização da Defesa Civil, realização de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, escolta dos tratores que realizam a pulverização de químicos para eliminar o vírus das ruas, tudo isso sem deixar de lado o atendimento às ocorrências de trânsito e fiscalizações de rotinas.
O agente de trânsito Davi Peres compartilhou, de seu arquivo pessoal, diversos momentos que marcaram as atividades durante os últimos anos: “Durante nossas fiscalizações aprendemos muito com as situações de rua, como respeitos aos animais, onde acabamos fazendo amigos que recebem nossa atenção compartilhando alimento e buscando retirá-los da via para evitar atropelamentos. Atuamos também em operações com outros órgãos de segurança pública como a Operação Balada Segura, onde até mesmo o “Coringa”, personagem inimigo do Batman, fez o teste. Temos a divisão especializada em educação no trânsito, onde o foco principal são as boas práticas, tanto para motorista quanto para condutores. Ajudando o próximo, praticando a empatia quando ajudamos um senhor a trocar o pneu de seu carro que havia furado, apoio em eventos. Sem falar também nas atividades integradas com Rivera, ações em calamidades como quedas de árvores e fios em via e agora também com doações aos mais necessitados durante a pandemia”, conta.
Todos relatos citados por Davi são marcantes para ele e possuem uma boa história por trás das imagens. Além do Dia do Agente de Trânsito, na última sexta-feira (25), foi o Dia Nacional do Trânsito. “O trabalho é dificil, visto que o munícipio possui mais de 68 mil carros emplacados, além dos veículos uruguaios e, esporadicamente, veículos de turistas de outros municipios. A imprudência no trânsito está refletida em números, apenas nos primeiros seis meses de 2020, o número geral de acidentes foi superior ao ano inteiro de 2019”. Portanto, a prática da direção defensiva é fundamental para evitar acidentes. E em qualquer situação que envolva trânsito, os azuizinhos estarão lá para orientar os condutores de Sant’Ana.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos