Bastidores – Edis Elgarte – 26/09/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Olhar acadêmico

A comunidade santanense vai poder contar com uma excelente ferramenta de acompanhamento do processo eleitoral que se inicia, regularmente, neste domingo, 17. Sob a supervisão do professor mestre Edinho Larruscain, coordenador de Projetos Integradores do Direito da Urcamp, alunos de Direito desenvolverão o Projeto Integrador II, coordenado pelas acadêmicas Camila Ximenes Leites, Sarah Saldivia da Rosa e Tuany Thomaz Xavier, aplicando o Direito de Personalidade na produção de material informativo e pesquisas com eleitores e candidatos de Livramento sobre questões de liberdade de expressão, dano moral e notícias falsas no processo eleitoral. O trabalho terá início nesta próxima semana e será disponibilizado na forma de drops a respeito do panorama jurídico da campanha eleitoral.

Nossos jovens

Vem recebendo merecidos elogios a iniciativa da Associação de Moradores da vila Queirolo, que instituiu um modelo comunitário de reforço educacional para alunos das escolas Olavo Bilac e Hector Acosta, contribuindo de maneira objetiva para a continuidade dos estudos de crianças que enfrentam dificuldades de acompanhar as aulas no sistema remoto de ensino durante a pandemia. Respeitando e adotando os protocolos de enfrentamento da Covid 19, com o trabalho voluntário das moradoras Raquel Oliveira, Glesir Armua, Brenda Florindo e Lucimari Proença, a entidade reúnem as crianças em pequenos grupos em sua sede para aulas de reforço e esclarecimentos do conteúdo curricular repassado remotamente pelos professores. As próprias diretoras das duas escolas destacaram ao presidente da Associação, Fernando Reck, a importância da ajuda prestada aos estudantes.

Compromisso com a igualdade

A manifestação, formalizada sob o título de “Carta Compromisso”, foi construída de maneira democrática dentro do coletivo. Todos tiveram acesso e puderam opinar sobre o conteúdo, explicam  dois dos coordenadores do grupo, Emerson Pereira e Jeferson Costa.odos os sete candidatos à Prefeitura de Livramento deverão receber, durante esta campanha eleitoral, uma manifestação formal do coletivo “Negras e Negras da Fronteira” com um pedido de comprometimento em relação às demandas para a construção da efetiva igualdade na coexistência comunitária, envolvendo todos os aspectos da habitabilidade – sociais, culturais, religiosos, enfim.

Em virtude da pandemia da Covid-19, foram suspensos os encontros presenciais do grupo – a exemplo do realizado ainda no ano passado, no Clube Farroupilha (foto). Pelas redes sociais, o Coletivo vai organizando as atividades e mantendo ativa o processo de discussão sobre os assuntos de interesse da comunidade negra da fronteira. Dentre os principais focos estão exatamente estimular a participação do negro no processo eleitoral, para aumentar a representatividade nas esferas administrativa e no legislativo, e a busca de maior comprometimento político-administrativo com as questão consideradas efetivamente relevantes para a negritude. Esta semana, representantes do coletivo foram recebidos pelo prefeito Ico Charopen, candidato à reeleição pelo PDT, e entregaram a ele uma cópia da Carta Compromisso. A ideia é que todos os candidatos ao Executivo recebam uma cópia do documento.

Com cobertura para crescer

Cumprindo o regramento de que, após os primeiros meses em que realmente precisa apoio e suporte para solidificar seu funcionamento, as novas empresas devem estar prontas para continuar sua trajetória de crescimento no mercado, Livramento ganha um novo momento da fábrica de chapéus Repetto, que até pouco tempo funcionava em um espaço do Condomínio Industrial, o chamamdo “Berçário”, localizado no bairro Industrial. A mudança para um local próprio foi comemorada esta semana pelo vereador Carlos Nilo, um dos principais batalhadores para que, há dois anos, o empresário Roberto Reppetto conseguisse o espaço no Berçário para instalar a fábrica que estava nascendo. Ali, a empresa contou com a ajuda oficial para redução de custos operacionais, passando a produzir chapéus de qualidade que já ganharam o mercado gaúcho e até internacional. Agora, a pequena fábrica transformou-se numa empresa sólida, gerando empregos  e ajudando no desenvolvimento econômico e social de Livramento. Uma prova do quanto o Município pode  ajudar os empreendedores, reduzindo a burocracia para que mais empresas possam  iniciar  ou dar continuidade a seus projetos.

CAMPANHA

Este domingo, 27, marca oficialmente a largada da campanha eleitoral para a Prefeitura e Câmara de Vereadores. A princípio, serão sete chapas disputando o Executivo – ainda que algumas das prováveis candidaturas não tivessem sido homologadas até a tarde desta sexta-feira, 25. A propaganda gratuíta no rádio começa no dia 9 de outubro.

Turismo

As secretarias de Turismo de Livramento e de Uruguaiana reativaram o Conselho Regional de Turismo da Fronteira Oeste.  O secretário Sérgio Munhoz diz que a proposta é retomar o desenvolvimento de projetos conjuntos para o fortalecimento do trade turístico nos municípios da região.

 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies