qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Marco Monteiro mantém assinatura para reduzir número de vereadores

O vereador Marco Monteiro (PSDB) manifestou, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), sua posição favorável à redução do número de vagas de vereadores já para a próxima Legislatura. O parlamentar foi um dos seis vereadores que assinaram o projeto de Emenda à Lei Orgânica que reduzia de 17 para 15 o número de legisladores a partir do ano que vem mas que foi arquivado nesta quarta-feira em razão de que dois vereadores retiraram suas assinaturas da proposta.
Como a proposta, precisava de, no mínimo, 6 assinaturas e ficaram só quatro, o projeto foi arquivado. Em sua manifestação, Monteiro pediu que a Câmara informe à Justiça Eleitoral os nomes dos quatro vereadores que mantiveram a assinatura no projeto. Marco Monteiro defendeu que os legisladores precisam ouvir o clamor da sociedade. Para ele, não existe relação direta entre a composição da Câmara de Vereadores e o percentual de repasses federais e estaduais para o Município.
“É um momento muito singular para toda nossa comunidade e todos precisamos fazer sacrifícios. Lógico que defendo o máximo de representatividade da população nesta Casa, mas entendo também que o momento exige esses sacrifícios em nome do bem maior, representado pelo interesse epelas necessidades da nossa população. A Constituíção nos ampara quanto a um número maior de vereadores e, no futuro, quando a situação melhorar para a comunidade, podemos sim voltar a um número maior de representantes, mas no momento a redução traria mais benefícios para a nossa população”, defendeu o parlamentar.