qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Moradores da avenida Camilo Alves Gisler cobram redutores de velocidade no local

Em menos de um mês, dois acidentes ocorreram na via

A avenida Camilo Alves Gisler foi a primeira via santanense a ser asfaltada com recursos vindos do megaleilão do pré-sal do Governo Federal. As obras de recuperação da via foram entregues no mês de março e contemplaram um importante trecho que conecta o Armour à Tabatinga. Entretanto, o que era para ser mais um passo em direção ao progresso, acabou, por hora, se tornando um pesadelo.
Isso porque, desde a liberação da via, os moradores convivem diariamente expostos ao risco provocados pelos condutores que transitam pelo local em alta velocidade. Somado a isso, também há o fator ruído que, com a faixa de rolamento estando em perfeito estado, os condutores, principalmente os motociclistas, abusam das altas velocidades, o que resulta em um barulho praticamente ensurdecedor para os residentes do local.
Ainda de acordo com os moradores, além do incômodo gerado pelo barulho, o maior temor é com a segurança, principalmente no período da noite, pois o risco aumenta pela falta de iluminação adequada em alguns pontos da via. A prova disso, foram dois acidentes registrados na via em um espaço menor do que 30 dias.
O primeiro, ocorreu no início do mês de agosto, quando uma motocicleta que circulava no sentido bairro-centro, perdeu o controle e acabou atingindo em cheio uma lixeira que estava instalada em um dos lados da via. O condutor resultou com alguns ferimentos. No dia 28 do mesmo mês, um idoso, que sofre de problemas mentais, atravessava a rua quando foi atropelado por um automóvel que se dirigia em direção à Tabatinga.
O homem, de aproximadamente 70 anos, chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas faleceu em decorrência dos ferimentos. O condutor relatou à Brigada Militar que não circulava em alta velocidade, mas não enxergou o idoso pela falta de iluminação no local. A saída apontada pelos moradores, seria a colocação de quebra-molas ao longo da via, para desestimular os condutores a imprimir altas velocidades no local.
Em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTMU), a Reportagem foi informada de que os trabalhos para a instalação de redutores de velocidade no local já foram iniciados. Ainda segundo a Secretaria, dois pontos da via receberiam os tachões no modelo lápis, como prevê o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O primeiro seria próximo a Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria Abegahir e o segundo próximo à ponte do arroio Carolina e a instalação deve acontecer até o final de setembro.
A respeito da iluminação, a Reportagem tentou conversar com o responsável pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), para falar a respeito da iluminação no local, mas não foi possível localizá-lo.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.