Bastidores – Edis Elgarte 12/09/2020

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Aniversário solidário

A direção do hospital Santa Casa de Misericórdia idealizou e lançou nesta semana a campanha “A Santa Casa é Nossa”, dentro da programação de atividades comemorativas aos 117 anos de fundação da instituição hospitalar, que acontece no domingo, 20.
A ideia, entre outras ações, é a realização de um Drive Thru Solidário, visando à arrecadação de alimentos não perecíveis, toalhas de rosto e banho na cor branca, jogos de lençol de solteiro, também brancos, e tinta para a revitalização do prédio.
O Diretor Geral do hospital, Sergio Oliveira, ressalta a importância de cada doação como forma de minimizar o volume de despesas básicas e, assim, possibilitar a continuidade das ações dentro do hospital. Uma importante oportunidade para que a comunidade, que tantas vezes já demonstrou e demonsta solidariedade em relação às necessidades do próximo, se mobilize em favor de uma iniciativa cujo benefício será para a própria comunidade. Está correta a direção da Santa Casa em contar com a sensibilidade de cada santanense. Afinal, como afirma o próprio nome da campanha de aniversário, “a Santa Casa é nossa”. O drive thru será realizado com todas as medidas de segurança, de forma que as pessoas deixem sua colaboração sem sair do carro, ajudando o hospital pioneiro em Sant’Ana na data em que ele completa nos 117 anos.

 

Apoio histórico

A história da fundação da Santa Casa de Misericórdia se funde com desenvolvimento da cidade como um todo. Desde sua idealização, o hospital sempre precisou e contou com o apoio da comunidade, responsável pelas doações que oportunizaram tanto sua construção quanto a manutenção, ao longo dos anos. O tempo passou, o mundo evoluiu, mas a real necessidade de apoio da população à Santa Casa permanece. Felizmente, a comunidade tem respondido positivamente aos frequentes chamamentos e pedidos de colaboração.

Ação colorida

Outras ações estão sendo programadas para marcar a comemoração dos 117 anos da Santa Casa. Uma delas é a campanha “Pinta Tchê Solidário”, idealizada e coordenada pela Rede Carnelosso, que destina um valor, em cada venda de produtos das Tintas Renner, para o hospital da cidade onde possui lojas.
Em reunião realizada na última semana, para apresentação do projeto pelo Gerente Geral Tiago Aguiar, a direção da Santa Casa aderiu à campanha que trará recursos para o hospital. Será uma forma de promover a revitalização para oferecer um espaço visulmente sadio para a comunidade e principalmente os pacientes. “É preciso ressaltar a positividade de iniciativas como essa. Através de uma dinâmica simples e objetiva, a Rede Carnelosso angaria fundos para os hospitais, num retorno de responsabilidade social com a comunidade que a acolhe, o que é bom para todos nós”, reconhece o diretor geral Sergio Oliveira.

Self service de volta

 

Em meio às idas e vindas das medidas de enfrentamento à Covid-19, o vereador Germano Camacho traz uma novidade de Porto Alegre que poderá ser adotada em Livramento já neste fim de semana. Nessa sexta-feira, o legislador protocolou pedido de providências na Câmara de Vereadores sugerindo que a Prefeitura Municipal autorize os restaurantes que trabalham com “buffet” permitam aos clientes servirem eles próprios seus pratos. Atualmente, o protocolo em Livramento exige que um funcionário do restaurante sirva os itens escolhidos pelo cliente e lhe entregue o prato pronto. Durante viagem à Capital, Germano visitou restaurantes que oferecem luvas descartáveis aos clientes, para que eles próprios se sirvam nos “buffets”. Ele já conversou com o secretário Ricardo Dutra, Geral de Governo, e colheu uma boa aceitação à proposta. Acredita que já neste fim de semana os restaurantes sejam autorizados a trabalhar nesse modelo de atendimento.

Consulta Popular

O ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Carlos Evangelista, informa que na próxima terça-feira, 15, será realizada a Assembleia Regional do COREDE/FO, por video conferência. Devem participar representantes dos 13 municípios da região para apresentação das demandas a serem selecionadas para a votação da Consulta Popular de 2020, que ocorrerá entre fim de outubro e princípio de novembro. Este ano, a votação será exclusivamente pela internet. No ano passado, o valor disponibilizado foi de R$ 20 milhões.

R$ 6,8 milhões para agricultura

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado já encaminhou à Secretaria da Fazenda para pagamento de R$ 6.807.575,07 a cerca de cem municípios gaúchos beneficiados na área da agricultura pela Consulta Popular 2019/2020. São projetos de manejo e conservação do solo; apoio à implantação e qualificação da agroindústria familiar; fomento à produção, comercialização e ao consumo regional; apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte; fortalecimento e fomento à produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; programa de apoio à agricultura familiar e associativa para a produção sustentável com ênfase no jovem produtor; entre outros.

Livramento não leva

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho, garante que a pasta está empenhada em estimular o desenvolvimento social e econômico do Estado, através dos projetos e programas oferecidos, buscando auxiliar os produtores para o aumento da produtividade e comercialização de seus produtos, a partir da Consulta Popular. Livramento ficou fora da lista.