Semana é marcada por mudanças em coligações na corrida eleitoral

Pelo menos dois partidos mudaram de ideia sobre o apoio a determinados projetos do Executivo Municipal
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A semana foi marcada por duas mudanças com relação às alianças ao pleito de 2020, que definirá quem comandará a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento pelos próximos quatro anos. A primeira alteração veio do PTB. Ainda no sábado (29), uma reunião com os representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT) teve como resultado um novo apoio à candidatura do atual prefeito Ico Charopen, que tentará a reeleição.
No domingo (30), o presidente do PTB, Claudio Coronel emitiu uma nota explicando a decisão. “O PTB junto ao seu Presidente Claudio Coronel, com o apoio dos vereadores Germano Camacho e Lídio Mendes Melado, e a grande maioria dos membros da Executiva, e grande maioria dos seus pré-candidatos a vereadores, vai levar proposta à convenção municipal e ao diretório municipal da coligação nas eleições de novembro de 2020 com o PDT (…)”.
Procurado por A Plateia, Claudio Coronel afirmou que seguirá a determinação do partido. “Essa decisão será tomada pelo diretório, no próximo dia 10. Até agora, 98% do partido esteve em conversação e gosta da ideia de apoio ao PDT, mas é algo que será definido depois da votação de 45 membros do diretório”, explicou. Questionado se concorreria a prefeito ou a vice, Coronel destaca que ainda não há definição, mas que, independente do cargo, colaborará com o partido.

Miguel Pereira (Progressistas) (Foto: Arquivo/AP)

PROGRESSISTAS

A segunda mudança se deu no meio da semana e veio do Progressistas. O partido deixou a coligação de apoio à vice-prefeita Mari Machado (PSB), que concorrerá ao cargo de prefeita. A definição se deu no fim da tarde de quarta-feira (02), após ser divulgada a informação de que o ex-vice-prefeito Ângelo Sant’Ana concorreria ao cargo na mesma chapa da socialista que está recebendo o apoio do MDB, PSDB e PL.
Os progressistas tinham expectativa de ter confirmado um de seus nomes para compor a chapa. No fim do mês passado, uma lista tríplice foi apresentada com os nomes de Miguel Pereira, César Maciel e Carlos Nilo, para possíveis candidatos a vice.
A convenção do Progressistas deve acontecer no dia 10 de setembro e até lá precisam ser definidos os nomes do partido que concorrerão às vagas ao Executivo Municipal, já que durante a reunião se falou muito em uma construção de chapa pura. O nome mais forte para o cargo de prefeito é o de Miguel Pereira. Já para vice, o partido ainda deve confirmar quem será. No Progressistas Márcia da Rosa é o nome pré-definido, mas como a conversação com o PSC ainda está acontecendo, também não está descartada a possibilidade que o pré-candidato José Airton Costa (PSC) assuma esse espaço.

PSC

Apesar do convite do Progressistas para a composição, o PSC também tem recebido propostas do Democratas (DEM). A informação foi repassada pelo próprio presidente do partido, que deve colocar na pauta da reunião deste sábado (04) para que os integrantes decidam se a agremiação deve apoiar um dos dois partidos ou seguir com chapa própria, como já haviam anunciados.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies