Justiça afasta Ico mais uma vez do cargo de Prefeito por improbidade

Decisão se deu no processo da contratação de Oscip para a seleção de professores em 2018
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Justiça Estadual afastou do cargo pela segunda vez, no fim da tarde desta sexta-feira, 31, o prefeito de Sant’Ana do Livramento, Solimar “Ico” Charopen, como parte do processo por improbidade administrativa na contratação da Oscip Ação Sistema de Saúde e Assistência Social, no ano de 2018. A OSCIP foi contratada sem licitação para realizar e coordenar a seleção de professores e servidores para a rede escolar, em um processo que foi marcado por polêmica e custou aos cofres do Município em torno de R$ 18 milhões.
A nova determinação de afastamento de Ico Charopen e outras autoridades envolvidas no processo foi assinada pela juíza Carmem Lúcia Santos da Fontoura ainda na tarde desta sexta-feira, mas a notificação às autoridades envolvidas somente aconteceu no início da noite. A vice-prefeita Mari Machado e o presidente da Câmara, vereador Romário Paz, receberam as notificações praticamente ao mesmo tempo, por volta das 19h30min, e imediatamente se deslocaram para o Palácio Moysés Vianna, onde o legislador deu posse à Mari, mais uma vez, no cargo de Prefeita Municipal.
O anúncio do afastamento provocou grande movimentação no meio político. Autoridades da base do Governo e assessores do Prefeito começaram a buscar a confirmação das informações logo depois das 19 horas, inclusive com contatos junto ao escritório de advocacia responsável pela defesa de Ico, em Porto Alegre. A informação concreta chegou pelas mãos do conhecido oficial de Justiça Edgar Gravana Pacheco, que entregou as notificações ao Presidente da Câmara e à Vice-Prefeita.
Ico já havia ficado afastado do cargo, por determinação da Justiça, durante 150 dias, desde 27 de dezembro do ano passado até 24 de maio último. Reassumiu o cargo em meio a uma grande manifestação de ex-assessores e correligionários, que afirmaram tratar-se da “reposição da verdade” a negativa dada pela Justiça ao Ministério Público, naquele então, de renovação do período de afastamento. Nesta sexta-feira, afastado pela segunda vez, Ico não foi localizado pela reportagem para falar sobre a determinação judicial.

Meu herói tá na moda!

Modazine: Tá barato, tá na moda! O Dia dos Pais está chegando! Este ano a data cai no 8 de agosto. Já sabe o que