qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Brigada Militar e Polícia Civil prendem dois foragidos com poucas horas de diferença

Um dos foragidos era procurado em outro estado por estupro

Duas ações distintas capturaram dois foragidos da Justiça na última quarta-feira (29), em Sant’Ana do Livramento. A Polícia Civil realizou a recaptura de um homem de 35 anos foragido por estupro, após um trabalho de investigação do setor de inteligência da PC.

A ação aconteceu durante a tarde, no bairro Jardins. O homem, que foi condenado a 16 anos por estupro, também é acusado por, pelo menos, um homicídio. Após ser localizado e detido pela Polícia Civil o, até então, foragido foi levado até o pronto socorro médico da Santa Casa de Misericórdia para a realização dos exames de praxe e apresentado à autoridade policial de plantão na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Após ser ouvido, o homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL) onde ficará à disposição da Justiça. Como os crimes foram praticados em outro estado, ele deverá ser transferido para o estado de origem dos crimes.

Cerca de seis horas após a prisão da Polícia Civil, a Brigada Militar realizou já durante a noite, a prisão de um indivíduo que estava com um mandado de prisão em aberto na cidade de Alegrete, após uma abordagem de rotina na BR-293. Segundo informações, a viatura 10897 estava em patrulhamento de rotina, quando acessou a BR-293 e abordou um veículo Fiat Uno, de cor cinza, com placas de Quaraí. No interior do veículo havia três ocupantes, que tiveram seus dados consultados pelos policiais.

Durante a consulta, dois do trio, estavam em situação normal, apenas um estava com um mandado de prisão expedido em seu desfavor em aberto até o ano de 2033. Com essa irregularidade, foi dada voz de prisão para este homem que foi levado para a Santa Casa para realizar os exames de praxe e, posteriormente, encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Os dois indivíduos que estavam em situação normal foram liberados, junto com o veículo que estava sem restrições. Nome, idade e motivo deste mandado não foram divulgados para a imprensa.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos