Sant’Ana, minha Sant’Ana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fazendo parte da Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Livramento dista 498 km de Porto Alegre, localizado no famoso “paralelo 31”, possui terras e clima favoráveis a plantações e criação de gado.

O município tem cerca de 100 quilômetros de faixa de “fronteira seca”, uma linha limítrofe imaginária que une Sant’Ana do Livramento ao município de Rivera, no Uruguai.

É conhecida como a “Fronteira da Paz” devido a uma cultura de integração surgida da convivência internacional pacífica.

Antiga aldeia dos índios Charruas e Minuanos, as terras do atual município começaram a ser colonizadas por espanhóis jesuítas. Em 1810,após lutas entre portugueses e espanhóis, os primeiros venceram.  Posteriormente, os oficiais que guarneciam as fronteiras foram aos poucos levantando moradias, constituindo, assim, os primeiros núcleos de colonização no território.

No final de 1818 distribuíram as primeiras sesmarias, para fins de pecuária. Formou-se então um povoado chamado de São Diogo.

A cidade teve seu inicio no dia 30 de julho de 1823, quando o Marquês de Alegrete fez uma doação de sesmarias, que serviram para a construção de uma capela.

Em 1834, a Sra. Ana Ilha de Vargas, fazendeira abastada, doou à igreja uma imagem de Nossa Senhora de Santa Ana, na condição de ser esse o nome dado ao curato. O município passou, então, a denominar-se Santana do Livramento e, mais tarde, somente Livramento. Em 1957, foi restituída a antiga denominação.

Porém, Sant’Ana do Livramento só foi elevada a categoria de cidade em 1857, quando se emancipou de Alegrete.

Livramento como é conhecida, além de ser um dos municípios de maior extensão territorial do estado, também é considerada uma das cidades mais antigas e históricas.

Com paisagens exuberantes e destaque na produção de uvas e vinhos, Sant’Ana do Livramento é reconhecida pela hospitalidade de sua gente.

O charme das casas de madeira

Firmes, resistentes, e muito aconchegantes: as casas de madeira são um sonho de consumo para muitas pessoas que buscam conforto e elegância na hora de