Bastidores – Edis Elgarte – 18/07/20

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Frente santanense

O PSOL reagiu com veemência contra a afirmação de que o ex-prefeito Glauber Lima trabalha para a construção de uma coalizão dos partidos de esquerda em Livramento. Através de nota nas redes sociais, o PSOL comunica ter sido a agremiação que formou a “Frente Popular Santanense”, agregando a ela o PCB e ao PCdoB, e garante que, apesar de ter participado de reuniões com o partido de Glauber Lima, “nunca houve qualquer movimento por parte do PT para formar uma frente”. Apesar disso, PT já anunciou uma outra composição de esquerda, formada com o PCdoB.

Representação negra

O coletivo “Negros e Negras da Fronteira”, que vem articulando uma mobilização de conscientização sobre a igualdade de raça e o combate a todo tipo de ação racista em Livramento e Rivera, defende entre seus integrantes a importância de ocupar mais espaços na sociedade e aumentar a representação negra, principalmente na política. O grupo, coordenado, entre outros, por Jeferson Costa e Emerson Pereira, tem promovido debates intensos, em diferentes meios, sobre os diversos problemas associados à discriminação. Além disso, o grupo busca mobilizar os negros e negras de Livramento e Rivera em apoio a candidaturas que os representem, nos legislativos dos dois lados da fronteira.

Vai e vem pré-eleitoral

A mudança nos prazos para a realização das eleições municipais pemitiu mais tempo para as articulações. Como se esperava, o cenário que já vinha sendo dado como definido se movimentou e aponta para novas possibilidades – ainda que mesmo esse novo cenário seja igualmente instável. Com conversas infrutíferas quanto a coligações, parece se solidificar cada vez mais a possibilidade de um significativo número de candidaturas, agora acrescido pela decisão do PSDB de também lançar seu presidente, o vereador Marco Monteiro, como candidato próprio à Prefeitura. O partido não anunciou nome para vice, provavelmente mantendo aberta a possibilidade de coligação, embora já venha sendo cogitada a indicação do advogado Nasser Judeh para esse lugar. O PROGRESSISTAS também teria anunciado, em reunião com outros partidos que buscavam uma coalizão de direita, a decisão de seguir voo solo. Parte do partido, porém, viria defendendo uma apoximação com o grupo formado pelo PSB, o MDB e o PL, visando indicar um nome para vice de Mari Machado.

Procuradorias efetivas

As vagas aos cargos da advocacia pública devem ser destinadas exclusivamente a servidores da carreira, inclusive o cargo de procurador-geral do município. Esse é o entendimento do Ministério Público Federal em manifestação enviada ao STF. O subprocurador-geral da República José Elaeres Marques Teixeira, que assina o parecer, reconheceu a autonomia municipal para definir a forma de organização e composição dos órgãos municipais da advocacia pública, mas não para o cargo de procurador-geral do município, que, diante de sua atuação predominantemente técnico-jurídica, exige investidura por meio de concurso público.

Secretariado

O prefeito Ico Charopen concluiu a composição de sua nova equipe ao reassumir o cargo após 150 dias de afastamento: Ricardo Dutra na Geral de Governo; Luis Varella na Administração; Vinícius Repetto em Desenvolvimento; Sigmar Martins Gomes na Fazenda; Nara Har no Planejamento; Maria Regina Prado Alves na Cultura; Rosemery Silva na Educação; Sérgio Munhoz no Turismo; Alencastro Feippe no Trânsito; Thaís Gonçalves na Agricultura; Airton Flores Correa Jr. nas Obras; Valéria Argiles na direção do SISPREM, e; Zilázio Vaqueiro no DAE.

Nepotismo?

Mesmo que alguma denúncia de nepotismo no Município chegue a ser formalizada não deverá encontrar respaldo legal. Para entender: a nomeação de parentes para cargos de primeiro escalão não se enquadra nessa situação.

Remédio uruguaio em UTIs gaúchas

O Rio Grande do Sul recebeu nesta sexta-feira uma carga de 500 mil unidades de medicamentos anestésicos comprados pelo Ministério da Saúde junto ao governo do Uruguai para abastecer os hospitais gaúchos. São remédios utilizados para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular em cirurgias e também na intubação de pacientes com casos graves da Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A negociação surgiu através de sugestão do presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes e da secretaria de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, e foi facilitada pela relação binacional criada durante a assinatura do Acordo Sanitário entre o Brasil e o Uruguai – intermediado pela Secretaria da Saúde (SES RS) e pelo Governo do Estado – para o enfrentamento ao coronavírus, assinado no dia 26 de junho.

Gratuidade com amparo legal

A União das Associações de Moradores de Livramento – UNAMOS manifestou, através de nota pública, sua contrariedade em relação a algumas restrições que vêm sendo impostas a sexagenários e aposentados para a utilização do transporte coletivo. Diante da queda na demanda, que reduziu a receita apesar de manter as despesas, as empresas querem uma revisão na gratuidade. A UNAMOS exige o cumprimento da legislação.

Turismo integrado

Sant’Ana do Livramento e Rivera poderão produzir um instrumento conjunto para divulgação das atrações turísticas locais. A ideia já vem sendo conversada pelo novo secretário de Turismo de Livramento, Sérgio Munhoz, com seu colega riverense, Carlos Martorell, e com o presidente do Conselho Municipal de Turismo, empresário Rodrigo Caggiani. A proposta é produzir um meio para a projeção das opções locais como opção de turismo após a pandemia. Paralelamente, o setor também pensa no resgate e manutenção de alguns eventos específicos para o fortalecimento desse segmento. Devidamente reconhecido pelo Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do programa, como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, Livramento estuda mecanismos para enfrentar as restrições do distanciamento social e alternativas para a retomada de eventos turísticos.

Troco Solidário Rede Vivo Supermercados

A loja da Rede Vivo em Santana do Livramento estará arrecadando, através do troco solidário, donativos para o Lar da Infância Daniel Albornoz. Faça suas