Bastidores – Edis Elgarte – 11/07/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Luz, câmera… partiu, campanha

O adiamento das eleições para o mês de novembro não representa um período de folga para os pré-candidatos. Mesmo quem já está na estrada e conhece os caminhos do voto, como o atual presidente da Câmara de Vereadores e campeão de votos na última eleição, Romário Paz, sabe que é preciso se mexer cedo – e bastante – para alcançar o objetivo maior. Esta semana, já licenciado da presidência de seu partido, o MDB, Romário já dedicou um bom tempo para a preparação da campanha. Com a orientação do competente fotógrafo Galileu Oldenburg, o popular “Fritz”, fez fotos e vídeos que serão divulgados na pré-campanha e na campanha eleitoral. Atualmente na equipe da Retratista do POVO, o Fritz é um dos mais reconhecidos profissionais da área. Durante anos acompanhou políticos da estirpe de Pedro Simon e outras lideranças do MDB e já atuou na Fundação Ulysses Guimarães e na Casa Civil do Governo do Estado.

Exemplo para o mundo

Mais uma vez a fronteira “mais irmã do mundo” dá um exemplo para o planeta: contrariando algumas expectativas, Brasil e Uruguai conseguiram afinar e, principalmente, formalizar os termos de um acordo inédito de cooperação mútua. Não poderia ser diferente, diante da constante ameaça da Covid. Na última quarta-feira, 8, 27 dias depois que o presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Frederico Antunes, ter sugerido a formação de um comitê binacional para estudar medidas conjuntas de combate ao coronavírus nas regiões de fronteira, representantes dos Governos dos dois países, junto com lideranças regionais e locais, oficializaram um acordo inédito, tendo Livramento e Rivera como modelo piloto. A reunião, em vídeoconferência, teve a participação também do vereador Carlos Nilo, que aproveitou para agradecer ao deputado Frederico Antunes pela iniciativa da mobilização.

Frente popular confirmada

O ex-prefeito Glauber Lima vem atuando firme na construção de  uma coalizão de partidos do campo popular no propósito de recolocar no Executivo a gestão interrompida em 2016. Além do trabalho de mobilização que vem desenvolvendo principalmente através das redes sociais, coordena, junto com o pré-candidato a vereador e presidente do partido Fabrício Peres, a articulação com outros partidos. Esta semana, em “live” que contou com a participação do presidente e, até então, pré-candidado a prefeito pelo PCdoB, Josué Rodrigues, anunciou a retomada da Frente Popular, que poderá ainda vir a incluir outras siglas da esquerda.

Bolsonarianos na majoritária do PSC

O líder dos chamados “bolsonarianos” em Livramento, professor Airton Costa, deverá encabeçar a chapa majoritária do PSC à Prefeitura Municipal, com o pastor Jose Luiz Ferraz Machado para vice (foto). O PSC vinha encabeçando as negociações com outros partidos, como DEM, PROGRESSISTAS e REPUBLICANOS, mas as resistências quanto à “cabeça de chapa” vêm dificultando a formação de um bloco para uma caminhada conjunta. Mesmo assim, as conversas continuam.

Voo solo

Ainda que se mantenha aberto à conversa com outras agremiações, o Democratas está ferrenhamente agarrado ao ideal de apresentar chapa pura para o Executivo Municipal eleições deste ano. O presidente do partido, Vânius D‘Ávila, é o mais entusiasmado em relação aos nomes da delegada Ana Tarouco e do administrador Rodolfo Folmer.

Máximas

Duas afirmações vêm sendo repetidas à exaustão pelo pré-candidato a prefeito Claudio Coronel:
1 – não abrirá mão da cabeça de chapa:
2 – é absolutamente contra a privatização dos serviços do DAE.

Comunicação

A Fecomércio-RS está pedindo na Justiça que as empresas de telecomunicação do Brasil sejam impedidas de suspender serviços de telefonia e internet até o final deste ano, bem como para que não haja acréscimo de juros e multa em caso de inadimplência. São cerca de 500 mil empresários na expectativa de uma liminar nos próximos dias.

Máximas

Secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, confirmou o repasse de 10 novos respiradores para a Santa Casa local.

Troco Solidário Rede Vivo Supermercados

A loja da Rede Vivo em Santana do Livramento estará arrecadando, através do troco solidário, donativos para o Lar da Infância Daniel Albornoz. Faça suas