Livramento passa a contar com sede da coordenadoria da Defesa Civil Estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

conforme apurado no início do mês de maio pelo Jornal A Plateia pelo repórter Matias Moura, Sant’Ana do Livramento passa a contar com um escritório regional da Defesa Civil Estadual para atender melhor a região da Campanha e Fronteira Oeste. Será uma Coordenadoria Adjunta à CRPDEC 6 Uruguaiana, cujo objetivo é qualificar o atendimento da Defesa Civil Estadual aos municípios da região da Fronteira e Campanha. Com sede no Corpo de Bombeiros, possui 02 integrantes: um, em Uruguaiana, Major Castro, e em Livramento será chefiada pelo Tenente Ribas. A área de atuação da região da 6º CRPDEC é composta por 24 munícipios.

Trabalho das coordenadorias

As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil Estadual (CREPDEC) seguem vistoriando e acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem nos últimos meses nas regiões do Rio Grande do Sul.
A cada município que registra prejuízos em decorrência da estiagem e manifesta a necessidade de decretar Situação de Emergência, o Coordenador Regional realiza uma visita técnica para passar as orientações e auxílio no preenchimento das documentações solicitadas no Sistema Integrado de Informações e Desastres (S2ID).
O trabalho contínuo das Coordenadorias Regionais compreende a instrução e o apoio direto aos representantes de cada município, o que permite a realização de todas as etapas formais solicitadas para que o decreto de situação de emergência, posteriormente, possa vir a ser homologado pelo Estado e reconhecido pela União.
As nove CREPDEC exercem um trabalho ativo para realizar as visitas técnicas, preventivas e de resposta, nos municípios pertencentes à sua área de ação. Em períodos de resposta à emergência (como no caso da estiagem), cada Coordenador Regional realiza uma média de três visitas por dia, totalizando cerca de mil quilômetros percorridos pelos coordenadores e adjuntos regionais diariamente.
Até o momento, 346 cidades já registraram danos humanos em consequência da estiagem. Destas, 332 já possuem decreto de Situação de Emergência, 235 já tem seus decretos homologados pelo Governo Estadual e 212 já possuem o reconhecimento Federal.

Meu herói tá na moda!

Modazine: Tá barato, tá na moda! O Dia dos Pais está chegando! Este ano a data cai no 8 de agosto. Já sabe o que