Apenado de Livramento realiza televisita internacional com a mãe, na Coreia do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A iniciativa pioneira da Defensoria Pública foi feita junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários

Por intermédio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), um preso que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL), realizou uma televisita por videochamada com a mãe, que mora em Seul, na Coreia do Sul. O encontro ocorreu no último dia 18.

Defensor público, Carlos Marcondes Jr (Foto: Arquivo)

“O assistido é de Montevidéu e só está em Sant’Ana do Livramento porque temos essa particularidade, de ser uma cidade binacional. A família mora na Argentina e a mãe está há muitos anos na Coreia, o que torna inviável que ela venha até a América do Sul. Há tempos atuamos nesse processo. Em razão da pandemia, a avó não pode cruzar a fronteira para visitá-lo, ou seja, a televisita foi a única forma de fazer com que ele revisse familiares”, explicou o defensor público que atua na cidade, Carlos Marcondes Jr.

A Defensoria Pública presta a assistência jurídica para os familiares e para o preso, já que eles não possuem nenhum contato no Brasil. Esta foi a primeira televisita internacional realizada dentro do Presídio de Livramento. Conforme Marcondes Jr, o procedimento não é o ideal, já que o contato presencial entre familiares sempre é o melhor. No entanto, em casos como esse, que envolvem uma pandemia e também uma enorme distância entre mãe e filho, a ferramenta é bastante positiva.

O trabalho da Defensoria Pública no caso contou com o apoio da Susepe, por meio da atuação da administradora da casa prisional, Ana Paula Rodrigues Cunha e da assistente social, Flávia de Abreu.

Bastidores – Edis Elgarte – 11/07/2020

Luz, câmera… partiu, campanha O adiamento das eleições para o mês de novembro não representa um período de folga para os pré-candidatos. Mesmo quem já