sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Apenado de Livramento realiza televisita internacional com a mãe, na Coreia do Sul

A iniciativa pioneira da Defensoria Pública foi feita junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários

Por intermédio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, junto à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), um preso que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL), realizou uma televisita por videochamada com a mãe, que mora em Seul, na Coreia do Sul. O encontro ocorreu no último dia 18.

Defensor público, Carlos Marcondes Jr (Foto: Arquivo)

“O assistido é de Montevidéu e só está em Sant’Ana do Livramento porque temos essa particularidade, de ser uma cidade binacional. A família mora na Argentina e a mãe está há muitos anos na Coreia, o que torna inviável que ela venha até a América do Sul. Há tempos atuamos nesse processo. Em razão da pandemia, a avó não pode cruzar a fronteira para visitá-lo, ou seja, a televisita foi a única forma de fazer com que ele revisse familiares”, explicou o defensor público que atua na cidade, Carlos Marcondes Jr.

A Defensoria Pública presta a assistência jurídica para os familiares e para o preso, já que eles não possuem nenhum contato no Brasil. Esta foi a primeira televisita internacional realizada dentro do Presídio de Livramento. Conforme Marcondes Jr, o procedimento não é o ideal, já que o contato presencial entre familiares sempre é o melhor. No entanto, em casos como esse, que envolvem uma pandemia e também uma enorme distância entre mãe e filho, a ferramenta é bastante positiva.

O trabalho da Defensoria Pública no caso contou com o apoio da Susepe, por meio da atuação da administradora da casa prisional, Ana Paula Rodrigues Cunha e da assistente social, Flávia de Abreu.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e