sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Homem morre cinco dias após ter sido baleado na cabeça

Câmeras de segurança flagraram o crime, sendo possível ver os disparos efetuados à queima roupa

Faleceu o homem que foi baleado na cabeça no último fim de semana no centro de Sant’Ana do Livramento. O óbito de Eduardo Luiz Pereira, de 41 anos, aconteceu por volta de 8h, com sua confirmação apenas horas depois pela Santa Casa de Misericórdia.
A Polícia Civil trabalhava com tentativa de homicídio, agora com a morte de Eduardo, o autor poderá ter uma pena de 12 a 30 anos. A investigação ainda trabalha na localização e prisão dos suspeitos do crime. A motocicleta, utilizada para a ação e flagrada nas imagens, foi localizada abandonada na Vila Queirolo horas depois do crime. Não foi informado se existia alguma motivação que levou ao assassinato de Eduardo.
Alemão, como Eduardo era conhecido, possuía uma loja de equipamentos automotivos, localizado a poucos metros de onde aconteceu o crime. Segundo informações de pessoas próximas a ele, Eduardo estava retornando da padaria, onde foi comprar pão para o café da manhã, quando foi surpreendido pelos criminosos que o atacaram.

6º Homicídio em 2020

Este foi o 6º caso de homicídio em apenas cinco meses de 2020, o que dá uma média de 1,2 casos por mês. Para auxiliar na coibição deste tipo de crime a Brigada Militar por meio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), solicitou apoio do grupo de choque do batalhão de Santa Maria que iniciou na última segunda-feira (11), a atuação na cidade, onde ficarão instalados e fiscalizando até o dia 25 de maio.

Relembre o caso

Na manhã do último sábado (9), próximo às 8h, Eduardo sofreu um atentado contra sua vida enquanto caminhava pela rua Treze de Maio. O sistema de câmeras de vigilância de uma farmácia, ao lado de onde aconteceu o crime, gravou o momento em que uma dupla em uma motocicleta chega até ao lado de Eduardo, o carona desce da moto e efetua um disparo que acertou a cabeça do homem que fica caído ao chão. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia, onde estava em estado grave na UTI durante os últimos dias, vindo a falecer na manhã da última quinta-feira (14).

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos