Câmara publica nota de esclarecimento após protesto da ASTEM sobre votação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os servidores públicos repudiaram as declarações de alguns vereadores

Na última quarta-feira (13), a Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento votou a cassação do prefeito afastado Ico Charopen (PDT), onde após conseguir sete votos contra sua saída, foi absolvido.
Após a votação e o pronunciamento dos 17 vereadores, ao final da sessão, a Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASTEM) publicou uma nota de repúdio às declarações proferidas por alguns vereadores durante a justificativa do seu voto. De acordo com a nota, as manifestações tentaram transferir a responsabilidade dos agentes políticos para os servidores técnicos concursados, o que, ainda segundo a publicação, desmerecia a capacidade técnica e a ética dos profissionais.
A ASTEM disse ainda que: “O processo de cassação do Prefeito afastado, trata da inobservância do poder de agir do Gestor Público e daqueles que por ele são indicados para as funções de confiança”. A Associação finaliza a nota dizendo que lamenta o fato de que, determinados vereadores, tenham esquecido a sua missão constitucional de controlar as ações do Executivo Municipal na defesa da sociedade.
Já nesta sexta-feira, dia 15, um dia depois da publicação do repúdio, o Legislativo Municipal se pronunciou através das redes sociais. Na publicação, em tom de resposta à ASTEM, a Câmara afirma que em nenhum momento ocorreu falta de respeito por parte dos vereadores aos servidores.
Ao finalizar, a publicação do Legislativo diz que: “Vivemos em um processo democrático onde é oportunizado às partes o direito da mais ampla defesa e do contraditório, onde se busca o maior esclarecimento possível, primando-se pela verdade absoluta e atendendo os princípios da legalidade, publicidade, moralidade, imparcialidade e eficiência”.