qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Programa Binacional reúne autoridades no Parque Internacional

A manhã de quinta-feira, dia 14, ficou marcada pelo anúncio do Programa Binacional de Conscientização e Prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Tendo como palco o Parque Internacional, a ação reuniu autoridades brasileiras e uruguaias que abordaram as ações e medidas que devem ser adotadas em ambos os lados da fronteira nesta nova etapa do combate à doença.

Durante a apresentação do Programa, a Prefeita Mari Machado (PSB) e a Intendente Departamental de Rivera, Alama Galup, debateram sobre os desafios que ambas as cidades. A representante de Rivera destacou a ampla extensão da faixa de fronteira entre os dois países, o que facilita o grande fluxo de pessoas diariamente.

Já Mari Machado falou sobre a chegada de seis mil testes do COVID-19 que deve acontecer nas próximas semanas. Em um primeiro momento seriam testados os profissionais da saúde, os servidores da Santa Casa de Misericórdia da cidade, o agentes da fiscalização e da Vigilância Epidemiológica.

Para os próximos meses também estão previstos outros estudos sobre o impacto do Coronavírus em Livramento. Vale lembrar que na madrugada desta quinta, o município registrou o primeiro óbito causado pela doença. Ainda em sua fala, Mari disse que não descarta retomar o lockdown caso a situação volte a se agravar no município.

Do lado brasileiro também esteve presente o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Aragon. No lado uruguaio, a bancada era composta ainda pelo Ministro de Saúde Pública Dr. Julio Daniel Salinas Grecco e o Subsecretário do Ministério de Defesa, Coronel da Reserva Elgue do Campo.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP