Bastidores – Edis Elgarte – 02/05/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Todos contra a violência

Mesmo entendendo que “as mulheres já deveriam estar livres da violência física, emocional, patrimonial, sexual e moral há tempos”, o vereador Carlos Nilo Pintos comemorou a aprovação pela Câmara de Vereadores, na última quarta-feira, de seu projeto obrigando todos os bares, pubs, hotéis, pousadas, prédios e condomínios residenciais em Livramento a fixarem placas ou cartazes estimulando a denúncia desse tipo de crime através da Central de Atendimento à Mulher (180) ou à Brigada Militar (190). A ideia é que as próprias vítimas de violência, seus vizinhos e funcionários de condomínios e estabelecimentos comerciais onde o crime aconteça, providenciem imediatamente a denúncia.
Nilo acredita que, unida, a sociedade consiga mudar essa realidade e garantir mais segurança para milhares de mulheres que vivem a violência em muitos âmbitos de suas vidas.

Voluntariado técnico

Mais de uma centena de pessoas que encontraram dificuldade para encaminhar seus pedidos de auxílio emergencial do Governo brasileiro, durante este período de quarentena, encontraram na experiência em contabilidade da gestora pública e ex-secretária municipal da Fazenda, Claudia Arce, um apoio importante para viabilizar o processo. Colaboradora do mandato do vereador Dagberto Reis, Claudia e os demais membros do gabinete ajudaram gratuitamente, trabalhando em casa, no encaminhamento das pessoas, que não sabiam a quem recorrer, já que a Câmara de Vereadores se encontra fechada para o público devido aos protocolos de combate ao vírus. Esta semana, Dagberto criticou com veemência o que considerou falta de organização para o atendimento na agência da CEF, provocando imensas filas de pessoas nas ruas.

Saúde, sim –  com saúde

Praticante de muay thai e de outros esportes, o vereador Maurício “Galo” Del Fabro sabe o quanto a suspensão abrupta da atividade física prejudica o condicionamento físico e, a médio prazo, pode prejudicar a saúde em geral. Por isso, representando um número significativo de adeptos dos esportes praticados com orientação profissional e estrutura adequada, foi um dos principais articuladores junto ao Executivo Municipal para a reativação, com todos os cuidados de prevenção e proteção aos frequentadores – das academias de ginásticas de Livramento. Galo também pediu a liberação das lan house e cybers, atividades que foram incluídas em decretos da prefeita Mari Machado dos dias 21 e 29 de abril. Galo concorda com a necessidade do combate à Covid 19 mas acredita que é possível conciliar com o cuidado à saúde física e mental – e ajudar a manter empregos e a economia.

Prazo exíguo

O sensei Airton Costa, presidente do PSC, partido que acolheu o chamado grupo de bolsonarianos de Livramento, já avisou que deverá ingressar com novo pedido de impeachment do prefeito afastado Ico Charopen, caso o atual processo de cassação que tramita na Câmara de Vereadores seja arquivado por decadência do prazo regimental. A Comissão Processante teve 90 dias para juntas provas, ouvir testemunhas e apresentar parecer a respeito da denúncia, mas o prazo termina em duas semanas.

Procuradores

A Comissão Processante do processo de impeachment de Ico Charopen já ouviu, esta semana, os servidores de quadro da Procuradoria Jurídica da Prefeitura e um dos procuradores nomeados para a chefia do setor, tentando entender as razões de o Executivo não responder questionamentos do Judiciário. Os estáveis praticamente jogaram a culpa para os CCs – nomeados pelo Prefeito.

Partidário

O vereador Germano Camacho não gostou da relação de seu nome com a nomeação do novo secretário municipal de Trânsito, Alencastro Feippe. Segundo ele, foi decisão pessoal de Feippe aceitar o convite da prefeita Mari Machado para o cargo. Feippe se exonerou do gabinete de Germano e se licenciou da secretaria-geral do partido. Germano garante que apoia a decisão do PTB de concorrer com candidato próprio à Prefeitura de Livramento.

Ajuda liberada

Foi ágil a tramitação do processo para liberação de emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, encaminhada pelo deputado estadual Frederico Antunes para ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus em Livramento. O recurso, destinado à Santa Casa de Misericórdia foi depositado na conta da Prefeitura na quinta-feira, 30, conforme Frederico comunicou em ofício à Prefeita Mari Machado.

Auxílio uníssino

Foi apresentado a uma só voz pela bancada do PT, na Câmara de Vereadores, um anteprojeto de lei proposto pelo suplente de vereador Claudinho Milan, que migrou para a sigla durante o período da chamada “janela partidária”. No anteprojeto, Milan propõe à Prefeitura a concessão de uma pensão especial vitalícia às famílias de servidores municipais que, pela natureza do trabalho realizado, venham a falecer em decorrência da Covid-19. Claudinho justificou a proposta lembrando que o impacto nos cofres públicos será mínimo e destacou a importância dessa garantia para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, colocando suas vidas em risco para proteger a população. Como o suplente não tem assumido o cargo de vereador, a bancada do PT defendeu em conjunto a aprovação do anteprojeto, apreciado quarta-feira.

Bastidores – Edis Elgarte – 26/09/2020

Olhar acadêmico A comunidade santanense vai poder contar com uma excelente ferramenta de acompanhamento do processo eleitoral que se inicia, regularmente, neste domingo, 17. Sob

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies