qui, 2 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Vacinação da febre aftosa é suspensa no Rio Grande do Sul

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 36, que proíbe a manutenção, comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul e no Bloco I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE PNEFA), composto pelos estados do Acre e de Rondônia e por alguns municípios e parte de municípios do Amazonas e de Mato Grosso.
Como medida adicional, a Secretaria de Defesa Agropecuária publicou a Instrução Normativa nº 23, com normas complementares para restrição e controle do ingresso de animais vacinados contra a febre aftosa nos estados e regiões informadas. Essa nova área junta-se ao estado do Paraná no projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, após atendidas as premissas e ações do PE-PNEFA. A decisão conta com apoio e participação dos setores público e privado nos estados envolvidos.
A expectativa é o reconhecimento pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) desses estados como zonas livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021.

Sant’Ana do Livramento recebe grande Evento Consular Colorado

O Consulado Colorado de Sant’Ana do Livramento prepara uma noite especial para os torcedores do Sport Club Internacional. No próximo dia 17 de outubro, a partir das 20h, no Clube Farroupilha, acontece o Evento Consular, reunindo atrações que prometem emocionar os colorados da fronteira. Entre os destaques, está a presença do ídolo Pedro Iarley, campeão da Libertadores e do Mundial