qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Ico sofre duas derrotas na Justiça e segue afastado

Foto: Marcelo pinto/AP

Recurso para que o prefeito afastado voltasse ao Poder foi negado pela Justiça do Estado

O prefeito Ico Charopen (PDT) sofreu duas novas derrotas no processo de seu afastamento da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. O pedetista tentava voltar ao cargo com recurso protocolado na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. O desembargador Rogério Gesta Leal, no entanto, decidiu, nessa semana, negar esse retorno.
A decisão é embasada em uma perda de objeto. Isso porque o mesmo desembargador já havia emitido decisão no dia 27 de março, renovando o afastamento de Ico por mais 60 dias. O prazo encerra no dia 27 de maio. “O presente agravo tinha como objeto a desconstituição da decisão que suspendeu o agravante do exercício do cargo de Prefeito Municipal…”, escreveu o Desembargador.
Em Brasília, Ico também teve negado um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça, no qual ele também buscava a cassação do seu afastamento, ocorrido em dezembro de 2019.
Desde o dia 27 de dezembro do ano passado, o pedetista e mais oito assessores dele foram afastados de suas funções. Trata-se do procurador jurídico Ramzi Ahmad Zeidan, dos secretários de Administração, Fernando Gonçalves Linhares; da Saúde, Carlos Enrique Civeira; da Fazenda, Mulcy Torres da Silva; e da Cultura, Desporto e Turismo, Maria Regina Prado Alves; e dois assessores do Gabinete do Prefeito, Anderson Dias Carvalho e Rodrigo Weber de Souza, além da diretora do Sistema de Previdência do Município (Sisprem), Valéria Argiles da Costa.
O promotor de justiça Antônio Képes havia confirmado que deve apresentar denúncia contra o prefeito no caso. “O MP está analisando todo o material apreendido, documentos, celulares e material digital”.
Segundo o Ministério Público, essa investigação revelou um esquema criminoso capitaneado pelo prefeito, auxiliado por servidores do alto escalão da Administração Municipal, para a contratação da Oscip Ação Sistema de Saúde e Assistência Social, por meio de um Termo de Parceria e de um Termo Aditivo no valor total de R$ 18.316.009,70, para realizar desvios milionários do erário municipal.

Câmara volta a abrir suas portas

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento reabre suas portas nesta segunda-feira (20). Será permitido o acesso ao público, com restrição de uma pessoa por gabinete, com a utilização de máscaras. “Nós vamos disponibilizar, na porta da Câmara, álcool em gel para que possamos seguir os protocolos de segurança”, disse o presidente Romário Paz.
Conforme a Coluna Bastidores da semana passada, o período de quarentena permitiu que a Câmara realizasse vários reparos que vinham sendo exigidos há tempos, inclusive a instalação de novos cabos para melhoria do sinal de internet tanto no Plenário quanto nos gabinetes dos vereadores.

Rodrigo Evaldt
[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con