Polícia civil adota medidas atuais de atendimento por causa do coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Atenção ao público é o ponto onde houve maior mudança

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul anunciou mudanças seguindo as orientações do Governo do Estado e informou que o atendimento ao público em todos os órgãos policiais será realizado com extrema atenção à prevenção do Covid-19. A Instituição orienta os cidadãos a utilizarem a Delegacia On-line para o registro de casos não graves e garante que trabalha para o incremento das funcionalidades do site e do número de fatos possíveis de serem registrados.
A Delegada Regional Ana Tarouco comentou sobre esta mudança e orientou os usuários: “É um momento de prevenção, clamamos a todos que fiquem em casa. Através dessa portaria muda nossa atuação junto ao público. O setor de investigação, por exemplo, terá um número reduzido de efetivo, as oitivas e demais diligências serão suspensas, exceto em caso grave. Os casos mais ‘simples’ não serão atendidos neste momento. Pedimos que se o seu caso não for grave, que não venha na DPPA, pois é um momento de prevenção”.
De outra forma, os plantões serão mantidos para atendimento dos casos mais graves, como crimes dolosos contra a vida, roubos, recuperação e devolução de veículos, estupros e violência doméstica. Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor do indivíduo, deverá ser adotada uma distância mínima de 1,5 metros para atendimento.
A Instituição ainda alerta que o atendimento para quem apresentar sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc) ficará condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar entrada simultânea ou aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.
Foragido da justiça de Dom Pedrito é preso em Livramento pela Polícia Federal
A Polícia Federal de Sant’Ana do Livramento cumpriu no início da semana, um mandado de prisão expedido contra um foragido do Presídio de Dom Pedrito. O homem havia sido preso em flagrante, em 30 de março de 2019, também por policiais federais quando fazia o transporte de dois quilogramas de cocaína em Dom Pedrito. Além disso, ele é suspeito de estar envolvido em ataques realizados por facções criminosas na cidade de Rivera.

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com