Lara concede Medalha da 55ª Legislatura ao humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana

O humorista Jair Kobe, conhecido pelo personagem Guri de Uruguaiana, recebeu nesta terça-feira (10) a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado Luís Augusto Lara (PTB), que destacou a participação voluntária de Jair, sem cobrar cachê, na campanha Valores que Ficam, promovida pelo Parlamento gaúcho e que incentiva a destinação do imposto de renda para hospitais, entidades e projetos sociais.

“É raro vermos alguém com tamanho sucesso e com tanta disponibilidade em ajudar. Jair é um símbolo do gaúcho, cidadão, patriota, que voluntariamente vem ajudando as nossas crianças, nossos idosos, além de fazer a alegria dos gaúchos e também dos brasileiros. Ele representa o tipo de modelo de gaúcho que nós queremos a toda Terra”, destacou Lara, presidente da Assembleia Legislativa em 2019, ano em que a campanha Valores Que Ficam teve sua primeira edição, aumentando em 50% a arrecadação no Estado. O Guri de Uruguaiana e o músico Renato Borghetti foram os garotos-propaganda, e renovaram a participação, voluntária, para 2020.

Jair Kobe agradeceu as palavras, e afirmou que fará tudo o que estiver ao seu alcance, utilizando o personagem do Guri de Uruguaiana, para aumentar ainda mais a arrecadação de valores.

“Tanto eu quanto o Borghetti aceitamos renovar a participação, sem cobrar cachê e com muito carinho, pois o resultado foi muito importante. Queremos aumentar a receita e que os valores fiquem aqui para ajudar ainda mais nossas crianças e idosos. Fico muito feliz e lisonjeado com a Medalha. O Guri de Uruguaiana tem esta bandeira que é levar e preservar cada vez mais a cultura gaúcha. É importante também incentivar outros artistas a usarem a sua marca, carisma, personagens para alavancar causas importantes, afirmou Jair, que estreia nova temporada do show “Guri de Uruguaiana 2: A Missão” no dia 26 de março, no Theatro São Pedro.

Em seguida, Jair Kobe, vestindo um smoking, saiu de cena para entrar o Guri de Uruguaiana, com seu bigode, lenço vermelho e boina característicos:

“Mas que barbaridade! Tchê, estou mais faceiro que mosca em tampa de xarope com esse convite de participar da entrega desta Medalha”, disse o Guri, que aproveitou o momento para pedir aos produtores de eventos e feiras no Estado valorizarem mais os artistas gaúchos. “Considerem o artista local na programação. Gastam fortunas trazendo atração nacional. E quando colocam um gaúcho é na praça de alimentação, não no palco principal. Em uma feira, o meu cachê foi mais barato que a construção do camarim do Luan Santana. E minha apresentação lotou tanto quanto a dele”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, disse que era uma justa e merecida homenagem, pela história que o humorista Jair Kobe construiu com muito trabalho, e pela sua atuação voluntária em benefício de grandes causas.

“Para sermos eternos, temos de deixar um legado. E o Jair já construiu o seu legado, de levar felicidade e alegria às pessoas. Além de doar sua história e talento para ajudar quem precisa. Sua caminhada por si só já é merecedora da homenagem, mas ele também empresta o nome e a biografia para uma ação positiva que está auxiliando tantas crianças, adolescentes e idosos”, afirmou Polo, referindo-se à campanha Valores Que Ficam.

Entre os presentes, familiares, amigos e o deputado estadual Tenente Coronel Zucco (PSL).

A Medalha da Legislatura é regulamentada pela Resolução de Mesa 942/2009, e cada parlamentar pode conceder apenas uma a cada semestre.

Foto: Joel Vargas

Vídeo: Divulgação

Grupo Aplateia