Secretaria da Agricultura abre nova turma de capacitação para diagnóstico do mormo

Curso de capacitação é gratuito e tem quatro horas de duração – Foto: Fernando Dias

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) vai abrir mais uma turma para o curso de capacitação para atuação como Médico Veterinário Habilitado junto ao Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos. Os médicos habilitados podem atuar nos testes diagnósticos do mormo para finalidades de trânsito. O curso, que tem duração de quatro horas, será oferecido no auditório da Seapdr, em Porto Alegre (Avenida Getúlio Vargas, 1384 – Sala 56), em 29 de abril, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link www.agricultura.rs.gov.br/pese.

Esta capacitação é uma adequação à Instrução Normativa nº 6, emitida pelo Ministério da Agricultura em 2018, que aprovou as Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo no Território Nacional. Uma das mudanças propostas pela Instrução foi a necessidade de habilitação dos médicos veterinários particulares para atuação nos testes diagnósticos da doença para finalidade de trânsito.

A capacitação passou a ser oferecida em maio de 2018, organizada pela equipe do Programa Estadual de Sanidade Equina em conjunto com a seção de Educação Sanitária do Departamento de Defesa Agropecuária. Desde então, o Programa já formou 16 turmas, totalizando cerca de 1.600 médicos veterinários treinados.

Grupo Aplateia