2º Regimento de Polícia Montada comemorou 107 anos de história

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Celebração de mais um ano protegendo a comunidade

No dia 04 de fevereiro de 1913 era criado o 2º Regimento de Cavalaria com o propósito de vigiar a área de fronteira na região. Inicialmente suas atividades foram desenvolvidas, exclusivamente, na área rural.
Comemorando seus 107 anos de fundação, o efetivo administrativo se reuniu nesta tarde para celebrar. O Cel Burgel comandante do CRPO FO e os majores Mello e Laerte prestigiaram o evento.
Na atualidade, o 2º Regimento de Polícia Montada é responsável por sete municípios da região: Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul.

Conheça a história do 2º Regimento de Polícia Montada

Primeiramente, o 2º RPMon desenvolvia suas atividades exclusivamente na área rural. Já na segunda década do século XX, teve participação efetiva nos combates dos movimentos revolucionários de 1923, 1924, 1925, 1926, 1930 e 1932.

Por que chamado de “O heroico”?

Teve seu batismo de fogo em 1923, no município de Lagoa Vermelha. Pela bravura e ousadia demonstradas no Combate da Ramada, travado no município de Palmeiras das Missões, pelo seu efetivo, conquistou o Título de “O Heroico”, dado pelo Coronel Emílio Lúcio Esteves, Comandante das Tropas Legalistas.
Juntamente com os heroicos integrantes do período bélico do 2º Regimento, destacaram-se duas mulheres, Frutuosa Silveira (esposa do clarim da Unidade, desenvolvendo as funções de mensageira e remuniciadora dos combatentes nas duas campanhas) e Zeferina Dias (apelidada de Bolachinha, na função de fornecimento de água), as quais combateram nas campanhas de 23 e 24.
Em 1930, o Regimento participou da Revolução que levou Getúlio Vargas ao Governo Federal, em âmbito local, a Comando do capitão Ângelo Mello, e do Tenente José Manoel Pujol, tendo cumprido as determinações frente às forças contrarrevolucionárias do Exército Brasileiro.
Passado o período bélico, a Unidade teve sua denominação modificada em 1961, de 2º Regimento de Cavalaria para 2º Regimento de Polícia Rural Montada, sendo que em 16 de dezembro de 1968, o Regimento passou a denominar-se Regimento Coronel Juvêncio.
No ano de 1974, mais precisamente em 13 de agosto, o governo do Estado do Rio Grande dos Sul, assinou o decreto n˚ 23.246, de 13 de agosto de 1974, o qual modificou a estrutura da organização, modificou a denominação de Unidades e determinou outras providências na Instituição. A partir daquele momento, o “Regimento Coronel Juvêncio” passava a denominar-se 2º Regimento de Polícia Montada (2˚ RPMon).
Com a transição da fase do aquartelamento para policiamento, a Brigada Militar modificou sua área geográfica de ação, agregando o policiamento ostensivo urbano, com o emprego de dupla de policiais denominados de Pedro e Paulo, e passou a denominar-se 2º Regimento de Policiamento Montado.
Com o passar dos anos, a Brigada Militar procurou evoluir e aproximar-se das comunidades, foi assim que foi inaugurado o 1º Módulo Policial Militar (28 de setembro de 1991), no centro da cidade. Posteriormente foram inaugurados os módulos dos bairros Prado e Wilson, estrategicamente dispostos, marcando assim uma nova fase na atuação do Regimento. Desta forma foi antecipada a implantação da atual filosofia do Policiamento Comunitário, hoje denominado de Polícia Cidadã.
Já em 1993, no dia 23 de junho, o Regimento vivenciou um paradigma na inclusão de policias militares. Neste momento, 30 mulheres somaram-se ao efetivo masculino existente, marcando assim, um fato singular na história da unidade. Em 16 de fevereiro do mesmo ano foi criado o Estandarte Histórico do Regimento, através do Decreto nº 34.659, sendo eternizado em 4 de fevereiro de 1994, por ocasião do 81º Aniversário do Regimento.
Até a reorganização da Brigada Militar, determinada através de Lei 10.991, de 18 agosto de 1998, a área de ação do Regimento estendia-se pelos municípios de Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul. E, atualmente, abriga a sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste.
Parabéns a todos os policiais que estão e passaram pelo Heroico, protegendo e servindo à comunidade santanense!

João Victor Montoli
joaovictor@jornalaplateia.com

Amanhã tem live do Lojão Total!

Neste sábado o Lojão Total realizará uma transmissão ao vivo pelo Facebook da empresa! Na ocasião serão feitos sorteios de cupons de desconto e promoções