qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Forte terremoto no Caribe ativa alerta de tsunami

Terremoto de manitude 7,7 sacudiu o Mar do Caribe, entre Cuba e Jamaica, nesta terça-feira

Um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu nesta terça-feira o Mar do Caribe entre Cuba e Jamaica, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que ativou um alerta para um perigoso tsunami na região. Segundo o informe do USGS, o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade às 19H10 GMT (16h10 de Brasília), 125 km a noroeste de Lucea, na Jamaica.

O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí deu conta, com base em leituras preliminares, da “possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quilômetros do epicentro do terremoto”.

Fonte: Correio do Povo

Foto:  ADALBERTO ROQUE / AFP / CP

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos