Bastidores – Por Edis Elgarte – 25/01/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Resposta rápida

O vereador Marco Monteiro, que ainda estuda o cenário politico local para definir seu destino partidário em razão do enfraquecimento orgânico da REDE Sustentabilidade – agremiação pela qual foi eleito em 2016 -, tem tido motivos mais que suficientes para pensar muito nestes últimos dias. Ele já assinou uma ficha de “pré-filiação” com o MDB, aventando uma possibilidade de migrar para esse partido em março próximo quando se abre a chamada “janela” para que detentores de cargos eletivos troquem de partido sem risco de perda de mandato. As mudanças no quadro local a partir do afastamento do prefeito Ico, porém, deverão ter implicação na decisão – inclusive considerando um convite para a disputa majoritária.
Paralelamente, Monteiro acompanha o desenrolar das investigações sobre a contratação da OSCIP Ação-Saúde e Educação, torcendo pelo esclarecimento do caso. Foi ele que, através de Termo de Declarações feito no dia 16 de julho de 2016, levou o assunto ao conhecimento da promotora Ana Rita Schinestsck, responsável pela Operação Parceria desenvolvida no fim do ano passado.
“Desde o início esse assunto preocupou nossa comunidade”, justifica ele, que na última quarta foi ao Banco de Sangue da Santa Casa para fazer sua doação, atendendo ao chamado mensal feito à comunidade santanense.

Sem EJA

Apesar dos muitos esforços desenvolvidos nas últimas semanas, em representação à mobilização comunitária contra o desmonte da estrutura da escola pública no Estado, o vereador Aquiles Pires recebeu esta semana a notícia que não queria: o Governo do Estado vai mesmo fechar as modalidades de Educação de Jovens e Edultos – EJA do ensino fundamental em três educandários de Livramento. Os estudantes interessados vão ter que se organizar para disputar vagas e frequentar aulas na escola Rivadávia Correa, independente do local onde residam. Aquiles também lamentou a confirmação do fechamento do turno da manhã na escola Professor Chaves. Cada vez mais difícil o acesso à educação pública no RS.

Presença da fronteira

Aposse do deputado Luís Eduardo Lara como governador interino do Rio Grande do Sul, no início da semana, foi bastante prestigiada por lideranças político-comunitárias de diversos municípios do interior do Estado. Presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Lara assumiu o cargo em razão de viagens concomitantes do governador Eduardo Leite e do vice, delegado Ranolfo Vieira Junior. O diretor do grupo A Plateia, Antônio Badra, foi uma das personalidades especialmente convidadas para a solenidade realizada no Palácio Piratini na manhã de segunda-feira. Junto com o destacado radialista e empresário Nestor Wagner Hudson (foto), Badra esteve reunido com o governador interino durante longo tempo, discutindo ideias sobre a atual realidade da fronteira e as possibilidades para o desenvolvimento econômico local.

Agro latino

O ex-secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul e presidente da EMATER, engenheiro agrônomo Caio Tibério da Rocha, tomou posse na última quinta-feira, 23, como coordenador dos países do Mercosul no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura-IICA. O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Frederico Antunes, prestigiou a cerimônia de posse e desejou sucesso a Caio Tibério na nova missão que assume com o objetivo de promover o fortalecimento do setor produtivo latino-americano.

Prospeção

O presidente do PTB santanense e servidor do SINE em Livramento, Claudio Coronel, recebeu esta semana uma importante confirmação na luta pelo crescimento no número de empregos no município. Depois de entrar em vários contatos com a direção da rede varejista Havan, esta semana recebeu um contato de parte do diretor de expansão da empresa, Nilton Hang,confirmando para breve uma visita a Livramento “para avaliar a viabilidade do investimento”.

RBS na Campereada

O setor de eventos da RBS TV, que já promove a Copa RBS de Laço com etapas em diversos eventos tradicionalistas do Estado, já está estudando um novo evento na área campeira, com importantes prêmios. Já há contatos para trazer a promoção para a 38ª Campereada, em abril.

Rádio corredor

No ritmo intenso dos bastidores políticos de Livramento não se pode esperar que o “controle” sobre os fatos acompanhe o rito pretendido sem que se tome providências para tal. O processo de mudança no comando da Secretaria de Educação do município foi um exemplo claro disso: a prefeita Mari Machado não teve tempo sequer de conversar com a ex-secretária Rosemery Silva sobre a saída dela antes que a decisão vazasse pelos corredores da pasta. O resultado foi um constrangedor clima de indignação, com direito inclusive à publicação de notas de esclarecimento nas redes sociais.

Produtor na estrada

O Republicanos deu uma contribuição importante para a equipe da “nova” Administração Municipal, formada por Mari Machado: o ex-secretário municipal de Agricultura, Milton Cesar Cabeira Villagran, é cotado para assumir na próxima semana o cargo de Supervisor de Estradas Rurais. Produtor Rural e Corretor de Negócios Rurais, é um técnico que conhece a dura – e triste – realidade das estradas do interior.

A amante

Por: Fernando Albrecht Anos 1970. Presidente de uma entidade empresarial nomeada agendou reunião com um senador da República. Saiu do aeroporto e foi direto para

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies