sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Prefeito afastado se reúne com assessores exonerados da Prefeitura

O Prefeito afastado Ico Charopen (PDT) se reuniu com correligionários, na noite dessa quinta-feira (23), na sede do Partido Democrático Trabalhista. O encontro reuniu os assessores do político que foram exonerados ou pediram exoneração, após a operação Parceria, resultado de uma investigação do Ministério Público que, segundo os procuradores, revelou um esquema criminoso capitaneado pelo prefeito, auxiliado por servidores do alto escalão da Administração Municipal, para a contratação da OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social.

Segundo fontes que participaram do encontro chamado pela presidente do PDT em Livramento, vereadora Maria Helena Duarte, na noite dessa quinta, Ico teria dado início a um planejamento para o retorno ao comando do Executivo Municipal, destacando que existe uma previsão de até 15 de Fevereiro para que isso aconteça.

Por outro lado, as fontes ligadas ao Ministério Público dão conta de que a Promotoria já teria solicitado a prorrogação do afastamento do Prefeito por mais 90 dias, ou seja, ficando 6 meses longe do cargo.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos