sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Feira Ovinos de Verão coloca em pista a melhor genética produzida nos campos da fronteira

Julgamentos aconteceram nessa sexta-feira (17) (Foto: Matias Moura/AP)

O grande destaque da feira é o remate que acontece neste sábado e oferta 500 ventres, além de carneiros

A tradição ovelheira do município, mais uma vez, entra em pista no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho nesta sexta e sábado. Embora muitos produtores de ovinos estejam desestimulados por conta das constantes perdas, tanto por predadores como por javalis, e o furto abigeato que aterroriza o interior do município, o presidente da Associação Santanense de Ovinocultores, Jair Menezes, vem trabalhando nos últimos anos para estimular a cadeia produtiva. Para ele, a feira de Livramento é uma excelente vitrine, pois, aqui estão tradicionais criatórios reconhecidos em exposições de raça como a Expointer entre outras.

A feira iniciou na manhã de ontem com julgamento de animais a galpão e rústicos. “Nós temos, aqui, importantes criatórios que sempre trazem premiação, sendo Livramento o berço da ovinocultura, não só do Rio Grande, mas, do Brasil também. Inclusive temos um papel decisivo na criação da ARCO (Associação Brasileira de Ovinocultores). Então, a nossa feira é uma ótima oportunidade para quem quer adquirir genética de qualidade, neste sábado temos o nosso remate que vai colocar 11 raças em pista. Estão convidados todos os amigos, ovinocultores ou não, para virem conhecer a produção das nossas cabanhas” destacou.

Neste ano, um dos jurados escolhidos foi o médico veterinário Luiz Walter Ribeiro, que agradeceu a oportunidade de fazer parte do júri. “Para mim é uma honra avaliar o trabalho das cabanhas santanenses. Sabemos do esforço dos produtores em trazer animais. Já fui técnico da ARCO e fiz alguns julgamentos fora, em outros municípios, e pude acompanhar a evolução dos nossos ovinocultores. Com relação ao leilão deste sábado, a expectativa é a melhor possível, por uma questão mercadológica porque a ovinocultura está em processo de ascensão, tendo uma retomada muito grande, tanto na lã quanto na carne, principalmente as lãs finas”. O outro jurado escolhido foi o paraguaio Jorge Ramirez.

Grande remate com oferta de 500 ventres e carneiros é uma das atrações da feira que ocorre no Parque da Rural de Livramento, nos dias 17 e 18
A tradicional Exposição-feira de Ovinos de Verão, que chega a sua 42ª edição, inicia neste final de semana com realização conjunta da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento e a Associação Santanense de Ovinocultores. Durante os dias 17 e 18 de janeiro, o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho sediará um remate com a oferta de 500 ventres e carneiros com a expectativa de receber compradores de todo o Rio Grande do Sul e de outros estados. Além da realização de julgamentos das raças que serão realizados nos dias do evento.

O grande Remate de Todas as Raças, que ocorre no dia 18, apresentará uma expressiva oferta de animais de 11 raças ovinas, entre elas: Île de France, Corriedale, Ideal, Merino, Hampshire Down e Poll Dorset. E um dos destaques do remate será a liquidação de plantel do tradicional e pioneiro criatório Texel no Brasil, a propriedade santanense Cabanha Retiro, de Orlando Martins.

Matias Moura | contatomatiasmoura@hotmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos