Retrospectiva esportiva 2019

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na última edição do ano, o Jornal A Plateia relembra histórias do esporte santanense neste ano

Em 2019, muitas conquistas e histórias de santanenses foram noticiadas nas páginas esportivas. Confira as principais notícias começando com:

A força feminina na arbitragem

Livramento possui muitos clubes de futebol feminino, inclusive no quesito arbitragem, como é o caso de Brenda do Espírito Santo de Andrade, de 22 anos, que cursa Educação Física e conta um pouco sobre sua experiência com a arbitragem: “Desde pequena sempre gostei de esporte, qualquer tipo, nos jogos escolares (JERGS). Sempre gostei de handebol, jogo até hoje e meu primeiro contato com a arbitragem começou há alguns anos, fui destacada para ser árbitra de handebol nos jogos escolares, por ter conhecimento das regras e me saía super bem”.
Brenda contou que estava iniciando as atividades como bandeirinha, mas era possível notar olhares diferentes e alguns problemas por ser mulher: “Já sinto ainda, não diretamente, mas consigo notar alguns olhares por conta de ser um local em quase tua totalidade masculino, também ouço dezenas de xingamentos, sei que isso é no calor do jogo, quando termina a partida alguns jogadores me pedem desculpas. Sei que eu posso estar representado várias meninas que têm essa vontade de participar do ambiente e não tiveram oportunidade”, contou.

Velocidade

O autódromo Eduardo P. Cabrera tremeu em 2019, recebendo dois grandes eventos em caráter nacional: A Copa Truck e a Sprint Race.
Na Copa Truck, diante de 34 mil pessoas, superando o número do ano passado, a corrida consagrou Beto Monteiro como campeão da Terceira Copa em Rivera, no Uruguai, seu segundo título neste ano. O pernambucano foi soberano no fim de semana do evento, vencendo as duas corridas que formaram a sexta etapa da temporada 2019.
Falando da Sprint Race, o vencedor foi o piloto português Lourenço Beirão, convidado exclusivo para o final de semana da Sprint Guest Driver Race, garantiu a primeira posição no pódio da PRO e contou como foi a sua primeira experiência na Sprint Race. O piloto ainda marcou a melhor volta com o tempo de 59s459. “Foi uma corrida muito difícil, precisei imprimir um ritmo forte para uma disputa bravíssima com os pilotos que estavam à frente no pelotão, sendo que larguei da oitava posição. Consegui aproveitar bem as voltas seguintes à entrada do safety car e ultrapassar na hora certa. Estou feliz da vida, não posso querer mais nada, consegui chegar e ganhar, melhor impossível”, destacou o piloto.

3º Lugar no mundo e fronteiriço no UFC

O cenário das artes marciais esteve muito bem representado em 2019, garantindo prêmios até mesmo no exterior. O santanense Juliano Nunes Lesama participou do campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, disputando em sua categoria PURPLE / Master 1 / Male / Middle, em Las Vegas, nos Estados Unidos e conquistou a 3ª colocação de sua categoria ao nível mundial. “É um orgulho imenso poder participar desse evento tão valorizado pelos participantes do Jiu Jitsu e, acima de tudo, levar o nome da minha cidade e também mostrar para os atletas locais que é possível você atingir objetivos como este, se você acreditar. Querer é poder”, destacou Lesama.

Primeiro uruguaio no UFC

foto: Marcelo Pinto/AP

O lutador Eduardo Garagorri disputou em agosto a sua primeira luta no principal evento de lutas da atualidade, o UFC. Eduardo Garagorri travou uma batalha movimentada contra Humberto Bandenay, mas saiu vitorioso em sua estreia por decisão unânime. O lutador foi ovacionado pela torcida local: “Estou muito feliz que tive minha estreia no UFC em frente aos meus amigos e família. Queria ter lutado melhor, mas o que conta no final é a vitória. Os fãs podem sempre esperar de mim um lutador que vai para cima e procura a vitória.”, destacou Garagorri, logo após a vitória.

Atletismo e triatlo

Livramento foi bem representada este ano, uma equipe composta por atletas santanenses e riverenses foi para o litoral do Rio Grande do Sul ao revezamento de 25 km denominado “Summer 48k”. A equipe santanense tornou-se soberana entre equipes femininas, masculinas e mistas, voltando para Sant’Ana do Livramento com o troféu de campeões e a felicidade para compartilhar com todos os colegas de modalidade: os corredores de rua.
Falando de triatlo, o santanense Tiago Martins completou o maior triatlo do mundo. Após longa preparação, Tiago, no dia 26 de maio disputou a categoria full com 3.800m de natação, 180 km de bike, finalizando com 42 Km de corrida. Tiago ressalta sua boa colocação em seu primeiro contato com o Ironman full: “Foi a primeira vez que disputei a modalidade full, cheguei na 186° colocação dentre mais de 700 competidores, o Ironman para nós, atletas amadores, só o fato de completarmos a prova já é uma vitória, o que me surpreendeu foi eu ter terminado a prova bem, achei que chegaria mais cansado”, destacou.

Athur Furtado

O paratleta santanense Arthur Furtado é incansável. Somente no mês de novembro, o garoto, de apenas 14 anos, ganhou 14 medalhas. No início do mês de novembro, Arthur foi até Fortaleza disputar o Meeting Cearense de Paranatação, quando, com extrema rapidez e eficiência nas piscinas levou oito medalhas de ouro. Este foi somente o primeiro evento e o menino já levou oito medalhas de ouro para casa. Não parou por aí. Arthur foi disputar as Paraolimpíadas Escolares 2019, na cidade de São Paulo, foi a segunda participação de Arthur na competição. Nas paraolimpíadas escolares, Arthur subiu ao pódio mais algumas vezes totalizando 14 medalhas apenas no mês de novembro.

Padel

O jovem santanense Paulo Hillal participou da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Padel (COBRAPA) na cidade de Bento Gonçalves. O atleta competiu na categoria sub-18 quando se consagrou campeão.

Sonho de ser atleta de elite

Neste ano, Livramento recebeu uma “peneira” de uma escolinha autorizada do Flamengo. “Os jogadores selecionados vão treinar na sede do Flamengo, em Curitiba, até atingirem a idade para irem treinar no Rio de Janeiro. Isso, claro, feito com a supervisão dos pais”, explicou coordenador do evento Murilo Maccari.
O menino Luís Fabiano, de apenas 9 anos, foi aprovado na “peneira” do Clube de Regatas do Flamengo, realizada no estádio Miguel Copatti. Seu pai, Sérgio Bittencourt, ficou muito feliz com a conquista do filho: “Desde os 6 anos ele joga, começou no colégio e foi indo, joga de zagueiro e em meio de 300 crianças, meu filho foi selecionado, quase chorei de emoção, vi a alegria nos olhos dele”, comenta.
Estes foram apenas algumas conquistas dos santanenses mundo afora, no ano de 2020 virão muitas outras. Parabéns a todos que compartilharam suas conquistas com o Jornal A Plateia.

Homem é esfaqueado no Registro

Nas primeiras horas da noite deste sábado (11) a Brigada Militar (BM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para comparecer