Taesa apresenta oficialmente projetos de linhas de transmissão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Evento aconteceu no Palácio Moysés Vianna durante a semana; investimento passa de R$ 600 milhões com mais de 1.500 empregos

A companhia Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e o Sindicato da Indústria de Energia Eólica do Rio Grande do Sul (Sindieólica) apresentaram, nessa semana, no Salão Nobre da Prefeitura, o empreendimento Sant’Ana, que construirá subestações de transmissão de energia elétrica Livramento (3) e Maçambará (3) e linhas de transmissão de 230 kV entre Sant’Ana do Livramento e Alegrete, Cerro Chato, Maçambará e Santa Maria, além do seccionamento da linha entre Maçambará e Santo Ângelo.
O investimento de R$ 610 milhões, com geração de mais de 1.500 empregos foi apresentado pelos engenheiros da Taesa, Marco Antonio Martins Fonseca e Elexandre Silva, e pelo presidente do Sindieólica, Guilherme Sari.

“Com esse investimento nós vamos poder triplicar a capacidade de geração de energia eólica para toda a região de Sant’Ana do Livramento. É um diferencial muito grande a gente poder atingir a esses números. Com isso, graças a energia eólica, se dará o aumento do de ICMS arrecadado pelo Município”, afirmou Sari,
Segundo a previsão do projeto, o investimento que começa a ser construído a partir de janeiro, com quatro linhas de transmissão, que terão conexão com as cidades da região. “Como essas linhas atingem todas as regiões, esse investimento tende a ir para outras cidades também, mas mais da metade será para Livramento”, complementou o presidente.

Conforme o Jornal A Plateia havia noticiado, em primeira mão, no fim de novembro, Sant’Ana é um empreendimento do lote 12 do leilão de transmissão nº 004/2018, realizado em dezembro de 2018, com extensão de 591 quilômetros de linhas de transmissão. O prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a energização é março de 2023, porém a expectativa da Taesa é de entrega já no primeiro semestre de 2021.
A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa) é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP). A empresa é exclusivamente dedicada à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão, com 12.725 km de linhas de transmissão em todo o Brasil.