qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Governo do RS antecipa quitação da folha salarial de outubro e inicia pagamentos de novembro

Melhoria na arrecadação e entrada de recursos do Refaz possibilitaram a antecipação dos pagamentos de outubro, que estavam previstos para terminar em 11 e 13 de dezembro. Depósitos de novembro também começarão mais cedo.

O pagamento do salário de outubro do funcionalismo gaúcho será concluído nesta terça-feira (10), conforme nova previsão da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, divulgada nesta segunda-feira (9). A previsão inicial era finalizar os depósitos entre 11 e 13 de dezembro.

Em função das dificuldades financeiras do estado, o governo escalona e parcela a quitação dos salários desde a gestão anterior. Neste mês, no entanto, a melhora na arrecadação dos últimos dias e a entrada de recursos das negociações de dívidas com o ICMS pelo Refaz possibilitaram o ingresso de receitas para a antecipação dos pagamentos.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos