sex, 25 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Greve dos fiscais agropecuários – Emissão de GTAs podem ser feitas pela internet

Entre os serviços impactados pela paralisação estão a fiscalização dos abates nos frigoríficos e a emissão de Guias de Trânsito Rural

No Rio Grande do Sul, 350 fiscais agropecuários entraram em greve na terça-feira, 26, por tempo indeterminado, contra a falta de pagamento de salário dos servidores que já dura cerca de 48 meses, além da suspensão de benefícios dos trabalhadores, por parte do governo estadual.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (Sintergs), Antonio Augusto, aderiram à greve: inspetorias de defesa animal, fiscais em frigoríficos. Além disso, serviços como emissão de Guias de Trânsito Rural (GTA); controles sanitários direcionado para aftosa; brucelose e tuberculose; atividades de fiscalização de uso agrotóxicos; fiscalização no trânsito de rodovias na divisa de Santa Catarina; inspeção sanitária de produtos de origem animal e fiscalização de embutidos e lácteos.
“Estamos reivindicando um direito básico, que é receber o nosso salário. Nós já perdemos tudo, então, nada irá nos intimidar neste momento”, afirma Antônio Augusto. A greve é unificada com as categorias ligadas ao Sintergs e à Frente dos Servidores Públicos (FSP).

Situação em Livramento

Em Sant’Ana do Livramento, a Inspetoria de Defesa Agropecuária não está realizando nenhum tipo de serviço aderindo 100% à paralização. O chefe da unidade, Paulo Andrade, pede desculpas aos produtores pelos transtornos, mas, cita que a paralização é necessária para chamar atenção do Governo do Estado contra a retirada de direitos adquiridos. “A gente pede para os produtores não virem à inspetoria porque todos os serviços estão suspensos até que este regime de urgência da assembleia seja retirado e a gente possa voltar a uma negociação com o Governo”.

Produtores podem emitir a GTA via Secretaria Estadual pela internet

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) comunica que os serviços essenciais estão mantidos em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
Mesmo com a paralisação dos fiscais estaduais agropecuários desde terça-feira (26), o atendimento a produtores rurais, empresas, industriais e entidades está mantido, de forma presencial, por telefone e e-mail.
Os produtores da capital podem receber o atendimento presencial, na Sala 28, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Avenida Getúlio Vargas, 1.384, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS, e os do interior do estado, onde as inspetorias estão paralisadas, pelos telefones (51) 3288-6235 e 3288-6314 ou ainda enviando e-mail para [email protected]
e [email protected] solicitando a retirada da guia de trânsito .

Matias Moura
[email protected]

Operación “BIFIDUS” con varios allanamientos y detenidos en Rivera

Investigación llevada adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte El escenario policial en el departamento de Rivera continúa mostrando una intensa actividad delictiva, dónde en esta oportunidad los integrantes de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo de inteligencia policial realizada,