Museu Egípcio é inaugurado em Canela

Ainda durante o Festuris 2019, inaugurou em Canela, na Serra Gaúcha, nesta sexta-feira (08), o Museu Egípcio. Considerado a mais nova atração turística do município, o museu está instalado no caminho para o Parque Estadual do Caracol.
Segundo o artista plástico egípcio Essam Elbattal, proprietário do empreendimento, o local apresenta uma visão ampla da história egípcia, com mais de três milênios de civilização, e procura contar a narrativa que ficou durante milhares de anos escondida no meio das ruínas, sepultada nas areias, esquecida nas velhas inscrições que ninguém, até dois séculos atrás, sabia traduzir.
“A história do Antigo Egito é a que mais chama a atenção e desperta o interesse dos historiadores, curiosos e estudantes de todas as épocas. A grandeza dos restos arquitetônicos, a riqueza encontrada nas pirâmides, ruínas e túmulos, os mistérios criados em torno da arte e das próprias construções; tudo contribui para que a história da terra dos faraós seja um assunto palpitante e atual”, comenta Essam. Ele é graduado em Artes Plásticas pela Universidade do Cairo, e em Economia pela Universidade de Zakzek. Estudioso da história do Antigo Egito desde 1987, realizou vários cursos de museologia no Brasil.
O museu conta com um acervo que, segundo Essam, é o maior de América Latina. As peças egípcias são produzidas pelo próprio artista plástico, entre as quais se destaca a pirâmide com mais de 8 metros de altura, com câmara mortuária no seu interior, ambientada segundo os antigos túmulos egípcios. A estrutura, as paredes e teto decorados com imagens e hieróglifos, múmias, sarcófagos; esculturas de deuses, faraós, coleção do faraó Tutankhamon e muito mais. São 1.000 metros quadrados de ambiente temático com visitas guiadas.
Participaram da inauguração Mohamed Elkhatib, cônsul comercial do Egito no Brasil, Ângelo Sanches, secretário de Turismo e Cultura de Canela, além do prefeito do Município, Constantino Orsolin. Autoridades e profissionais do turismo local e de fora do Estado prestigiaram a cerimônia de abertura.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário